Em Ponte Alta do Tocantins, Governador recebeu o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e autoridades políticas nesta sexta-feira, 2

Da Redação

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Repub), esteve no município de Ponte Alta do Tocantins, conhecido como o Portal do Jalapão, na manhã desta última sexta-feira, 2, participando da divulgação das coordenadas dos endereços do Censo Demográfico 2022. A cidade foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após, pela primeira vez, ter identificado a localização precisa de todos os endereços no território nacional. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), foi parceiro do evento, que ocorreu no Colégio Estadual Alcides Rufo.

O governador Wanderlei Barbosa destacou a precisão dos dados apresentados pelo Instituto. “Com essas informações, conseguimos planejar e desenvolver políticas públicas eficientes para cada região do Estado”, pontuou o Governador, ao lembrar que o IBGE anunciou o Tocantins como a unidade federativa com maior crescimento comercial no Brasil, em estudos divulgados recentemente.

Dados divulgados 

Os dados divulgados nesta sexta-feira, 2, são inovadores. De forma simples, o endereçamento de onde a população reside pode ser geoprocessada, a fim de facilitar os poderes públicos em conhecer a realidade do Brasil e, ao mesmo tempo, saber o impacto que as políticas públicas podem fazer no âmbito local.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, parabenizou o IBGE pela divulgação dos dados, projetando o uso das informações em planejamentos futuros da gestão. “Estou com uma equipe econômica aqui e eles manifestaram que essas informações auxiliarão no planejamento de ações do Estado. Estamos muito felizes em poder receber essa ação de visibilidade mundial”, salientou o secretário, reforçando a parceria do Governo do Tocantins com a Superintendência do IBGE, para a realização do evento.  

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, ressaltou que a escolha de Ponte Alta, para divulgar os dados de endereçamento do Censo Demográfico 2022, foi uma forma de homenagear os muitos municípios brasileiros com população reduzida e que se beneficiam diretamente de políticas públicas implementadas pelas esferas de poder. “Além de o Tocantins ser o estado mais novo do país, temos a possibilidade de voltar os olhos do Brasil e do mundo para este bioma muito importante, diante da questão mundial que diz respeito à mudança climática”, incluiu o presidente em sua fala, ao mencionar a escolha da cidade de Salvador/BA para divulgar os dados referentes à população, segundo cor ou raça.

O prefeito de Ponte Alta do Tocantins, Kleber Rodrigues, agradeceu aos governos estadual e federal por sediar este evento de grande magnitude no município. “Somos o Portal do Jalapão e a nossa região é brilhante, atrai turistas e investidores, então esses dados poderão nos ajudar a traçar estratégias para que possamos continuar crescendo e desenvolvendo com o Estado e o país”, comemorou.

De caráter técnico, as coordenadas geográficas foram mapeadas pelos recenseadores nos 5.568 municípios brasileiros, nos 26 estados e no Distrito Federal. O IBGE registrou 111.102.875 pontos que, em uma explicação mais simples, podem ser entendidos como endereços onde estão domicílios ou outros tipos de uso, como estabelecimentos de saúde, de ensino, religiosos, entre outros.

Ainda na ocasião, foram entregues troféus para os parceiros da realização do Censo Demográfico 2022, como reconhecimento e agradecimento por parte do IBGE.

Presenças 

O evento também contou com a presença do chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Anderson Quack, representando a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral; da diretora financeira dos Correios, Maria do Carmo Lara; do deputado federal Ricardo Ayres; do deputado estadual Cleiton Cardoso; de grande parte do secretariado estadual e vereadores do município de Ponte Alta do Tocantins.