Os cortes, confirmados por um nome de peso dentro do governo, podem ser encarados como uma medida extrema que o governo fará para manter equilíbrio nas contas do Estado.

Da Redação

Ao que tudo indica, o início do governo de Wanderlei Barbosa (Republicanos), desde que foi eleito democraticamente, terá grandes mudanças. A que tem chamado a atenção nesta semana, são os cortes de cargos comissionados, que pegaram muitos de surpresa.  

Os cortes, confirmados por um nome de peso dentro do governo, podem ser encarados como uma medida extrema que o governo fará para manter equilíbrio nas contas do Estado.

Os cortes, ou melhor, enxugamento dos cargos são direcionados aos cargos comissionados, ou seja, aqueles cujo processo de admissão foi feito pela escolha e nomeação de um parlamentar. 

Nos bastidores, há quem diga que o start já foi apertado e o Governador já pediu para que alguns secretários deem início a uma avaliação rigorosa nas estruturas para definir cargos importantes e captar os que podem ser cortados.

Para as secretárias alguns nomes já foram confirmados

Ainda nos bastidores, as especulações sobre nomes que seriam indicados como titulares das pastas da gestão, já foram confirmados. 

No início da semana passada, o governador já havia atualizado sobre o número e quais seriam as novas pastas de sua gestão. Wanderlei confirmou a criação de três, sendo elas a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais, a Secretaria da Mulher e a Secretaria da Pesca e Aquicultura. Além disso, o governador anunciou outras mudanças, que transformam as pastas , dentre elas a Super Pasta: Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação em Secretaria das Cidades, Habitação. As demais são do Desenvolvimento Urbano; e da Agência de Transportes, Obras (Ageto), em Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).  

"Estamos querendo dar mais visibilidade às áreas que entendemos que terão um papel estratégico nesta Gestão. Em relação aos povos originários e tradicionais, a nova secretaria visa fortalecer as políticas públicas já desenvolvidas pelo o Estado. O mesmo ocorre com a Secretaria da Mulher, com a Pesca e Aquicultura, e com a nova estrutura das Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano. Com isso, nosso objetivo é fomentar a economia, resolver nosso déficit habitacional e o mais importante que é cuidar das pessoas", justificou o governador.

Com as definições das pastas, foi confirmado ao DT que Narubia Werreria assumirá a Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais; Valderez Castelo Branco (política que não conseguiu a reeleição em outubro) será designada para Secretaria Estadual da Mulher. Na pasta da Mulher, está cotada a professora Berenice Barbosa, irmã de Wanderlei. 

A escolha do titular da Super Pasta (Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano) foi de Laurez Moreira (PDT), vice-governador do Estado. Ele e Wanderlei já possuem uma relação próxima. Na campanha eleitoral ambos já afirmavam que na aliança havia respeito e amizade de longa data, o que pode contribuir para um trabalho de parceria dentro do governo.

Laurez confirmou nesta terça-feira, 17, o nome de Thiago Benfica, advogado, ex-presidente da Unirg e atual procurador da Prefeitura de Formoso do Araguaia.

Para os próximos dias há especulações sobre mudanças na Pasta da Saúde e do Naturatins. 
 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp