Dolores Nunes, 82 anos, faleceu na última sexta-feira, 8, após uma parada cardíaca. Ela estava há 26 dias internada em um hospital em Palmas-T0.

Da Redação

A ex-deputada e ex-vice-prefeita de Gurupi, Dolores Nunes, 82 anos, faleceu na última sexta-feira, 8, após uma parada cardíaca. Ela estava há 26 dias internada em um hospital em Palmas-T0, por conta de complicações da Covid-19.

O velório iniciou na madrugada de sábado na Casa de Maria, onde familiares e amigos se reuniram para a despedida da ex-deputada e mãe da prefeita de Gurupi, Josi Nunes (União). O corpo da ex-deputada Dolores Nunes foi enterrado no sábado, 09, por volta das 17h, no mesmo cemitério onde esposo e filho foram sepultados, Cemitério Santo Antônio.

Vida política

Dolores Nunes era advogada e se formou em 1979, em Goiânia (GO). Atuou na política ao lado do marido Jacinto Nunes, ex-prefeito de Gurupi.

Nunes foi a primeira mulher eleita para os cargos de deputada estadual e federal pelo Tocantins. Esteve na Assembleia para o mandato de 1991 a 1995. Na Câmara dos Deputados, exerceu mandato entre os anos de 1995 a 1999.

A ex-gestora também chegou a exercer a função de vice-prefeita de Gurupi entre os anos de 2013 e 2021, na gestão de Laurez Moreira.

No Governo Estadual, atuou como secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social no governo Carlos Gaguim, entre os anos de 2009 e 2010.

Condolências 

O sentimento de luto prevalece em todo o estado. Políticos e demais autoridades expressam seus mais sinceros sentimentos pela partida de Nunes. 

O Tocantins recebe com tristeza a notícia do falecimento de Dona Dolores Nunes. Ex-primeira dama de Gurupi, deputada estadual, deputada federal, secretária de Estado, Dolores Nunes deixa uma marca inesquecível na política tocantinense, especialmente na área social. 

À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e a todos os familiares e amigos nossos votos de pesar e o desejo do bom exemplo de pessoa comprometida sobretudo com os mais carentes deixado por Dona Dolores seja seguido pelas novas gerações.

Deputado Amélio Cayres - Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Dolores Nunes, liderança política que deixa um legado para o Estado do Tocantins e para a cidade de Gurupi em especial, registrado em suas passagens pelos cargos de deputada estadual e federal, vice-prefeita de Gurupi e secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, filha de Dolores, aos demais familiares e aos amigos, o Ministério Público expressa sinceras condolências, desejando que a dor por esta inestimável perda seja brevemente superada. 

Ministério Público do Tocantins

Minha solidariedade à família de Dolores Nunes, 82 anos, pelo seu falecimento ocorrido nesta sexta, 08.

Dolores marcou a história política do Tocantins, sendo a primeira deputada estadual e também federal eleita pelo Estado do Tocantins. 

Esposa do saudoso Jacinto Nunes, Dolores exerceu outras funções públicas e políticas no decorrer da sua história, como secretária de Desenvolvimento Social do Estado no governo de Henrique Santillo e vice-prefeita de Gurupi. 

Em nome da amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, estendo minha solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Vilmar - Deputado Estadual 

A Secretaria do Turismo do Tocantins (Setur) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, a respeitada Dolores Nunes, aos 82 anos, nesta sexta-feira, dia 08, em Palmas.

Dolores Nunes, foi um exemplo de mulher na política. Natural de Natividade, exerceu importantes cargos no Tocantins e em Goiás. Foi secretária estadual de Ação Social de Goiás, sendo a primeira mulher eleita deputada estadual e federal pelo Tocantins.

No Tocantins também exerceu o cargo de secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Foi vice-prefeita de Gurupi e atuou como primeira-dama na gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes. Mãe da querida prefeita de Gurupi, Josi Nunes, Dolores Nunes deixa um legado inesquecível na política tocantinense e será sempre lembrada por sua garra e compromisso com a vida pública.

Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos e pedidos de consolo ao Pai para que alcance a todos que sofrem com sua triste partida. 

Hercy Filho - Secretário do Turismo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, mas conhecida como Dolores Nunes, de 82 anos, ocorrido na sexta-feira, 08, em Palmas.

Dolores Nunes, era natural de Natividade, foi secretária estadual de Ação Social em Goiás; deputada estadual e federal, pelo Tocantins, onde também foi secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Gurupi. Também atuou como primeira-dama quando da gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes (in memorian).

Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa seus mais sinceros sentimentos neste momento de dor irreparável.

Secretaria de Estado da Saúde
 

Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Dolores Nunes, mãe da prefeita de Gurupi, minha querida Josi Nunes, ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 8, em Palmas, onde estava em tratamento de saúde.

Dolores Nunes foi a primeira mulher eleita deputada pelo Estado do Tocantins, fazendo história na política estadual, não somente pelo pioneirismo, mas sobretudo por seu protagonismo na luta e trabalho incessante pelo crescimento e fortalecimento da região de Gurupi e todo o nosso Estado. No cenário nacional, exerceu com maestria o mandato de deputada federal, deixando um legado de amor e dedicação por nosso Tocantins.

Nesse momento de pesar e despedida, desejo que a graça de Deus e o conforto de seu Santo Espírito esteja presente no coração da minha amiga Josi Nunes, demais familiares, amigos e de todos os tocantinenses que neste momento, sentem a partida de Dolores Nunes. 

Wanderlei Barbosa - Governador do Estado do Tocantins
 

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento da ex-deputada federal Dolores Nunes, aos 82, anos, ocorrido nesta sexta-feira, 8, em Palmas. Dolores foi diagnosticada com Covid-19 e, devido às complicações, não resistiu.
Maria das Dores Braga Nunes, mais conhecida como Dolores Nunes, era natural de Natividade (TO).

Formada em direito, Dolores Nunes, marcou sua trajetória na política sendo uma das lideranças femininas mais importantes da história do Tocantins. Ela foi prefeita e vice-prefeita de Gurupi, secretária municipal e de estado, deputada federal e estadual.

Dolores era viúva e deixa cinco filhos, cinco netos e cinco bisnetos. As informações sobre o sepultamento e enterro ainda não foram divulgadas pela família.

Neste momento de dor e sofrimento, nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos da família. Que Deus possa confortar a todos.

Wagner Rodrigues Barros - Prefeito de Araguaína

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp