Queda da temperatura e a baixa umidade do ar na estação podem causar desconforto ocular.

Beatriz Oeiras

O início de uma estação é sempre um período de alerta à saúde, em especial a saúde ocular. No caso do Outono, iniciado recentemente, essa preocupação deve existir por potencializar problemas respiratórios e também alergias e irritações nos olhos. Segundo o médico oftalmologista, Marcelo Brito, isso ocorre por conta das mudanças repentinas de temperatura e do ar que se torna mais seco, deixando o sistema imunológico das pessoas mais vulnerável e, consequentemente, mais propício para irritações.

"Essa estação traz consigo mudanças nas condições climáticas que podem afetar a saúde ocular de diversas maneiras. Umas das preocupações mais comuns durante o outono, é a sensibilidade à claridade. Com a queda da umidade do ar os nossos olhos tendem a ficar mais secos e um pouco mais irritados. Por isso é importante utilizar óculos escuros como proteção dos raios ultravioletas", explica o oftalmologista.

Além disso, Brito ainda explica que muitas das queixas de cefaleia (dores de cabeças), podem ocorrer em virtude da mudança climática. "Outro problema muito comum são as dores de cabeças constantes. Isso pode ocorrer devido a mudança brusca de temperatura e a menor umidade do ar, que podem causar ressecamento dos olhos e irritação da mucosa nasal", afirma. 

Marcelo Brito reforça ainda que é ideal realizar consultas oftalmológicas para manter a saúde ocular em dia e prevenir doenças. "É fundamental manter uma rotina de cuidados com os olhos durante todo o ano, incluindo consultas regulares com um oftalmologista. Além disso, é importante ressaltar que existem muitas doenças oculares que são assintomáticas, ou seja, não tem sintomas nas fases iniciais. Somente um exame completo pode detectar precocemente.

Marcelo Brito 

Marcelo Brito é formado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Cirurgia Plástica Ocular (UPS) e Trauma Ocular (Unifesp).

Acompanhe o especialista pelas redes sociais. Clique aqui!
 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp