A 3ª Companhia Independente de Polícia Militar abrange, além de Colinas do Tocantins, que é o 1º Pelotão, mais oitos municípios.

Da Redação/Ascom

O deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) apresentou, em sessão matutina desta quarta-feira, 26, da Assembleia, um requerimento solicitando ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), e ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a transformação da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM) de Colinas do Tocantins em um batalhão da PM. O pedido se deu após o vereador Antônio Pedrosa (Azia) de Colinas, pedir o parlamentar o apoio no projeto.

De acordo com Olyntho, o principal objetivo é fortalecer a segurança pública nos municípios da região de Colinas. "Hoje, com o último concurso, nós temos um efetivo maior, o que possibilita uma reorganização da Polícia Militar no estado, com uma distribuição mais estratégica e eficiente dos homens e mulheres que integram a corporação. Além de garantir uma melhor estruturação da PM, com a chegada de novos recursos, a criação do batalhão irá fortalecer a segurança pública na região, com mais ações de policiamento ostensivo e preventivo", argumentou o parlamentar.

Olyntho explicou ainda que, atualmente, a elevação de uma companhia à condição de batalhão é feita por meio de decreto do governador. "Essa é uma questão que já vem sendo discutida há algum tempo, inclusive, com a participação do governador Wanderlei Barbosa e do comandante da PM, coronel Barbosa. Ambos são sensíveis a esta causa e tenho certeza que, em breve, nós iremos comemorar junto com a população de Colinas e de mais oito municípios tocantinenses a criação deste importante batalhão", finalizou o deputado.

3ª CIPM

Criada pelo Decreto n° 2.013, de 09 de março de 2004, a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar abrange, além de Colinas do Tocantins, que é o 1º Pelotão, os municípios de Brasilândia, Juarina, Arapoema (sede do 2º Pelotão), Pau d"Arco, Bernardo Sayão, Bandeirantes, Nova Olinda (sede do 3º Pelotão) e Palmeirante.