A transição entre inverno e primavera costuma ser comum, mas as regiões em alerta estão com previsão de mais de 40ºC durante muitos dias em várias cidades.

Assessoria de Comunicação

Os Termômetros seguem registrando números altíssimos não só no estado do Tocantins, como em outros estados do país. Isso porque nove estados brasileiros entraram em alerta de perigo por receberem uma intensa onda de calor ao longo da semana. 

A transição entre inverno e primavera costuma ser comum, mas as regiões em alerta estão com previsão de mais de 40ºC durante muitos dias em várias cidades. 

Onda de Calor 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o alerta para a atuação de uma onda de calor ao longo desta semana é emitido quando as temperaturas, neste caso, especialmente, as máximas, excedem em pelo menos 5°C a climatologia (média histórica) do período. "Vale ressaltar que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si", diz o instituto. 

O INMET ainda afirma que a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica. "Quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar. A configuração de um bloqueio atmosférico relacionado a este padrão de subsidência com o escoamento dos ventos em níveis superiores da atmosfera garante a persistência da onda de calor". 

As marcas perto ou acima de 40°C são previstas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O Tocantins, inclusive, tem cidades na lista das maiores temperaturas da tarde desta quarta-feira, 20, como Palmas (39ºC), Araguaína (39ºC), Lagoa da Confusão (40°C), Santa Rosa do Tocantins (41°C), Pedro Afonso (41°C) e Porto Nacional (41°C). 
 

Impactos na saúde

Uma das principais consequências da incidência do calor sobre o corpo humano é o stress térmico, que pode resultar em mal-estar, transpiração excessiva e dores de cabeça. Quem estiver passando mal, é recomendado que procure os serviços de saúde para saber qual é a melhor forma de tratar e reduzir o desconforto gerado pela insolação, pois se não for tratada com urgência, a insolação grave pode levar à morte. Por isso, fique atento aos sintomas e procure ajuda médica rapidamente em caso de exposição excessiva ao sol ou quando identificar algum desses sintomas.

Dicas para passar pelo período de seca sem complicações:

- Aumente a hidratação, ingerindo mais água, sucos naturais e água de coco;

- Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;

- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;

- Use hidratantes para os cuidados da pele e lábios, que sofrem com a baixa umidade;

- Utilize soro fisiológico na hidratação das vias aéreas e pingue algumas gotas nos olhos e nariz, caso sinta a necessidade.

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp