O proprietário foi autuado em três autos de infração, que culminou em multa no valor de R$ 20 mil

Da Redação

Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira, 24, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) com o apoio da Polícia Civil, apreendeu e destruiu cerca de 12 toneladas de queijos clandestinos impróprios para o consumo, em uma propriedade rural, no município de Colméia. O proprietário foi autuado em três autos de infração, que culminou em multa no valor de R$ 20 mil, além disso, foi conduzido para a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, esta ação desencadeou após o recebimento de denúncia feita no sistema de ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sendo reencaminhada para a Adapec. Nela o denunciante relatou haver uma fábrica clandestina de queijos na propriedade rural.

Pela gravidade no teor da denúncia, a Agência acionou o apoio da Polícia Civil. “Quando chegamos ao local, constatamos a veracidade da denúncia. Na propriedade rural foi encontrado um depósito destes produtos totalmente fora das normas higiênico-sanitárias, inclusive com presença de insetos, e num outro compartimento (num caminhão baú) uma abundante quantidade queijos e manteigas com rotulagem de uma empresa do município de Colméia, todos com prazos de validades vencidos”, disse Antônio Caminha.

A finalidade dos produtos ainda está sendo investigada. Tudo o que foi apreendido foi destruído no aterro sanitário da cidade. A apuração do inquérito está sendo realizada pela Polícia Civil para, se for o caso, tomar outras medidas cabíveis.

A Adapec conta um canal para recebimento de denúncias e reclamações, sem que o usuário precise se identificar, é o Disque Defesa pelo contato 0 800 063 11 22, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A ligação é gratuita.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp