Operação "Tiro Certo" foi deflagrada em Palmas, Miranorte e Augustinópolis.

Da Redação

Na manhã desta quarta-feira, 01, a Polícia Federal deflagrou em Palmas, Miranorte e Augustinópolis a operação "Tiro Certo". O objetivo foi aprofundar as investigações relacionadas a fraudes em requerimentos de porte de arma de fogo apresentados à Superintendência Regional do Tocantins.

Segundo a PF, as investigações iniciaram após uma denúncia chegar à sede de que um advogado, especialista em processos de aquisição, registro e porte de arma de fogo, estaria orientando clientes a forjarem situações de perigo para comprovar a necessidade do porte de arma de fogo.

Conforme nota da PF, as investigações mostraram que havia um padrão no fornecimento de informações em vários processos do investigado. Como a apresentação de ameaças de morte enviadas aos clientes por meio de aplicativos de mensagens sempre com remetente anônimo ou desconhecido.

A PF cita que em um dos casos investigados, embora o requerente tenha alegado o sofrimento de um atentado a tiros enquanto conduzia o seu veículo, "foi possível observar indícios de que tenha simulado a suposta prática do crime de tentativa de homicídio, apenas com a finalidade de instruir o pedido de porte de arma de fogo".

Operação

Foram cumpridos nesta manhã, 3 (três) mandados de busca e apreensão expedidos pela 4a Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Tocantins, nos municípios investigados. 

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de denunciação caluniosa, comunicação falsa de crime, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O nome da operação faz referência ao termo utilizado pelo investigado ao oferecer os seus serviços para obtenção de porte de arma de fogo, quando dizia que o pedido já deveria ser apresentado à Polícia Federal com um "tiro certo", referindo-se a comprovação da efetiva necessidade.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp