Protocolo foi assinado na manhã desta quarta-feira, 17, no estande da Adapec na Agrotins

Da Redação/Ascom

O Governo do Estado por meio dos órgãos estaduais, Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) assinaram na manhã desta quarta-feira, 17, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, um Protocolo de Intenções com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visando à troca de informações no setor agropecuário.

O Protocolo visa obter maior fidedignidade possível de informações agropecuárias oficiais do estado do Tocantins por meio de complementariedade de informações, e por convergência de dados entre os órgãos que atuam no setor agropecuário. Ele têm um prazo de duração de 36 meses.  Em 90 dias o grupo deverá apresentar um plano de trabalho.

Também está previsto, o intercâmbio de informações, estatísticas e conhecimentos técnicos; contribuir e subsidiar para a promoção e a efetivação de políticas públicas de fomento, defesa, inspeção e sanidade animal e vegetal; desenvolver ações, estratégias e projetos, no que couber, visando ampliar e qualificar o acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos – PAA; qualificar os espaços de discussão, pesquisa e extensão pertinentes à produção agropecuária no Estado, entre outros.

A assinatura do documento aconteceu no estande da Adapec na Agrotins e o presidente da Agência, Paulo Lima, destacou a importância do compartilhamento de informações para o Estado. “Este é um avanço para o setor agropecuário tocantinense, porque a partir do compartilhamento dos dados, o Tocantins poderá gerar políticas públicas para o setor agropecuário e o governador Wanderley Barbosa está empenhado neste projeto de desenvolvimento do Estado, que passa essencialmente pelo planejamento de nossas ações,” disse Paulo Lima.

“A assinatura deste Protocolo surgiu da necessidade de termos uma base de dados agropecuários fidedigna com tecnologia científica e a Conab trabalha em uma de suas vertentes com uma base de dados, por isso, buscamos esta parceria para troca de metodologia e tratamento de dados agropecuário do Tocantins. Compreendendo as necessidades de cada órgão e onde podemos suprir as carências uns dos outros,” explicou o superintendente da conab no Tocantins, Marco Túlio Nascimento.

O secretário executivo da Seagro, Adenieux Santana, apontou que a Conab dispõe de tecnologia que contribuirá para a geração de renda, principalmente para os pequenos agricultores. “A Adapec e o Ruraltins possuem uma gama de informações sobre a agropecuária tocantinense e a Conab possui tecnologia capaz de promover desenvolvimento neste setor e com a integração dos dados iremos construir um planejamento estratégico para o Tocantins,” pontuou Adenieux Santana.

Para o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, este é um momento importante para a agricultura familiar que soma hoje com o Produto Interno Bruto do Tocantins, mas, que pode alavancar ainda mais o desenvolvimento do Estado, por meio de parcerias e trocas de dados que ofereçam instrumentos para a elaboração de políticas públicas para a agricultura familiar.