O evento mais popular é a encenação da Via Sacra que acontece em Palmas.

Redação

Durante a Semana Santa, além da programação nas Catedrais de Palmas, paróquias e grupos, a Cia Teatral ArtSacra tem a tradição de apresentar montagens sobre os momentos marcantes da liturgia cristã. O evento mais popular é a encenação da Via Sacra.

Também conhecida como "A Paixão de Cristo", o espetáculo que completa 20 anos nesta edição, trará um elenco diversificado com pessoas que participaram nas primeiras apresentações da peça.

Segundo o apurado pelo DT, a expectativa de público é de mais de 5 mil pessoas e cerca de 500 voluntários, incluindo elenco, figurantes e equipe técnica.

O evento está previsto para esta sexta-feira, 29, na Praça dos Girassóis, em Palmas às 20h.

Saiba mais sobre origem da Páscoa?

A Páscoa cristã surgiu a partir de uma celebração que acontece entre os judeus, chamada pessach (passagem, em hebraico). Ela relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, por volta de 1.300 a.C., e é celebrada de acordo com o calendário judeu.

A Páscoa comemorada pelos cristãos no Brasil, como católicos e evangélicos, por outro lado, relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo. A ressurreição do mártir é um dos principais pilares da fé cristã, o que evidencia a importância dessa festividade para a religião. 

Na celebração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, em que os católicos se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo de Ramos, que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.

Como é definida a data da Páscoa?

A data da Páscoa muda todos os anos devido a um cálculo baseado nas fases da Lua e tradições eclesiásticas. Ao contrário de outras festas cristãs, como o Natal, que é celebrado na mesma data todos os anos, a Páscoa é uma festa móvel que pode cair em datas diferentes a cada ano.

A data da Páscoa é determinada pelo ciclo lunar e pelo equinócio da primavera, no Hemisfério Norte, ou equinócio de verão, no Hemisfério Sul. 

Seguindo uma tradição estabelecida no Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio da primavera no hemisfério norte. Este equinócio ocorre em torno de 20 ou 21 de março.

Como o ciclo lunar não coincide perfeitamente com o ciclo solar de 365 dias, e porque o ano litúrgico é baseado no calendário solar, a data da Páscoa pode variar de ano para ano. Este sistema de cálculo é conhecido como o "cômputo eclesiástico" e é utilizado pelas igrejas cristãs para determinar a data da Páscoa.

Portanto, a Páscoa pode cair em qualquer domingo entre 22 de março e 25 de abril, o que explica por que a data da Páscoa muda a cada ano. Em 2024, a Páscoa será celebrada no dia 31 de março.

Quaresma e a Páscoa

A Quaresma é o período de 40 dias que antecede a Páscoa e é um tempo de preparação espiritual, reflexão e penitência para os cristãos. Ela começa um dia depois do Carnaval, na Quarta-Feira de Cinzas.

Durante a Quaresma, os fiéis são convidados a se absterem de certos prazeres e a se concentrarem na oração, no jejum e na caridade como uma preparação para celebrar a Páscoa.

Semana Santa

A Semana Santa é o período que inclui os últimos dias de Jesus Cristo antes da sua crucificação e ressurreição, e é uma parte integrante da Quaresma.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e continua com eventos como a Última Ceia na Quinta-feira Santa, a crucificação de Jesus na Sexta-feira Santa e sua ressurreição no Domingo de Páscoa

(Com informações Terra, wikipedia)
 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp