Município do sul do Tocantins apresenta projeto de biodigestor que transforma resíduos em gás de cozinha e biofertilizante, conquistando reconhecimento no Prêmio Sebrae Cidade Inteligente e Sustentável

Redação I Giovana Cecília

O município de Palmeirópolis, localizado no sul do Tocantins, destacou-se na 3ª edição do Transformar Juntos, evento realizado pelo Sebrae em Brasília, no dia 10 de julho. O destaque foi a apresentação do projeto de biodigestor feita pelo prefeito Bartolomeu Moura (PP) para gestores municipais de várias regiões do Brasil.

O biodigestor, que transforma lixo em gás de cozinha e biofertilizante, conquistou o primeiro lugar no Tocantins do Prêmio Sebrae Cidade Inteligente e Sustentável. Implantado no Centro Municipal de Educação Sonho Meu, uma unidade escolar que atende crianças da primeira infância, o projeto foi realizado em parceria com a Engie Brasil Energia. O projeto de Palmeirópolis ficou em segundo lugar em nível nacional, perdendo apenas para Curitiba-PR.

Durante a apresentação, o prefeito Bartolomeu Moura enfatizou a importância da sustentabilidade para municípios pequenos. "Estamos aqui representando o Tocantins, demonstrando que municípios pequenos também podem ter boas iniciativas na questão da sustentabilidade", afirmou. Ele acrescentou: "A reciclagem é o caminho, devemos reutilizar os resíduos sólidos para promover a sustentabilidade e transformar vidas".

O biodigestor de Palmeirópolis produz gás metano, utilizado no preparo da merenda escolar dos alunos, gerado a partir das sobras de alimentos. Com este sistema, a creche passou a economizar cinco botijões de gás por mês. Além do gás, o biodigestor gera um biofertilizante natural a partir dos resíduos sólidos, que é doado aos produtores rurais da agricultura familiar. Os pequenos produtores que recebem o biofertilizante são os mesmos que fornecem alimentos para a merenda escolar do município.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp