O evento tem a finalidade de estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual na prática de atividades físicas.

Alcione Luz

Cerca de 40 paratletas de todas as regiões do Estado estão em Palmas para a disputa da etapa estadual dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), tem a finalidade de estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual na prática de atividades físicas.

As competições começaram nesta sexta-feira, 10 de agosto, com os jogos de tênis de mesa e bocha, realizados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Neste sábado, 11, serão realizadas as provas de atletismo, na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a natação, na Escola Municipal Vinícius de Moraes, ambas com inícios às 7h30.

O estudante Gustavo Henrique Ferreira do Nascimento, 14 anos, da Escola Estadual Antonio Delfino Guimarães, participa dos Parajets pela segunda vez e nesta edição conquistou medalha de ouro no tênis de mesa. "Estou muito feliz em levar essa medalha comigo", ressaltou. A professora Ivanes Sousa, disse que Gustavo é muito disciplinado nos treinos. "Ele é apaixonado pelo esporte. Dedicado nos treinamentos. A técnica evoluiu significativamente neste último ano", disse.

O presidente da Federação Tocantinense de Tênis de Mesa, Rafael Azevedo, disse que os atletas demonstraram um bom nível técnico. "Todos que se apresentaram tiveram um bom grau de coordenação motora. Conseguiram apresentar bom nível técnico, isso facilita bastante no jogo, o que demonstra muita convivência com a modalidade", frisou.

Na bocha participaram dois alunos, entre eles, Lucas Daniel da Costa, 13 anos, com deficiência intelectual, estreante no evento. "Ele fica muito empolgado quando participa de atividades como essa. O esporte ajuda no desenvolvimento do meu filho", destacou a mãe, Aline da Costa Oliveira.

Este ano, os Parajets tiveram adesão de mais municípios e ainda aumentou a participação de atletas com nanismo. Em 2017 teve um inscrito e neste ano são três participantes. A cidade de Caseara teve seu primeiro representante no evento, com Calebe da Silva Brito, deficiente físico, do Colégio Estadual José Assis Brito. "Levar uma medalha para casa é bom demais", disse.

 

O aluno Walesson Hiago Costa dos Santos, do 7º ano do Colégio Estadual Osvaldo Franco, compete nesse sábado, na categoria atletismo, em arremesso de peso. Ele classificou-se em primeiro lugar na fase regional dos Parajets em Araguatins e está confiante na classificação para a fase nacional. “Vou representar a cidade e trazer uma medalha”, afirma o atleta. “É muito gratificante poder proporcionar aos nossos alunos a participação em jogos escolares e, principalmente aos alunos especiais”, destacou a Professora Kajda Maísa Costa Sousa, treinadora de Walesson Hiago.

Paralimpíadas

Os paratletas vencedores da etapa estadual dos Parajets classificam-se para as Paralimpíadas Escolares, a serem realizadas de 19 a 24 de novembro, em São Paulo.

Jets

As finais estaduais das modalidades coletivas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), categoria 12 a 14 anos, também estão em disputa na Capital e terminam neste domingo, 12. O evento conta com a participação de quase 500 alunos atletas com jogos em quatro modalidades, basquete, handebol, voleibol e futsal.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp