Decisão foi anunciada na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Délhi

Redação I Giovana Cecília

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade nesta sexta-feira, 26 de julho de 2024. O anúncio ocorreu durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Délhi, na Índia. Localizado a cerca de 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, o parque foi criado há mais de 40 anos e é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.

A Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, conferiu o título ao parque devido à sua beleza natural, significância geológica e habitats essenciais para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. A gestão do parque é realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), comemorou a notícia através do X, antigo twitter, afirmando que a decisão fortalecerá o turismo e a preservação do parque. "Sem dúvida, este reconhecimento fortalecerá o turismo e a preservação deste tesouro natural maranhense. Agradeço aos membros do Comitê do Patrimônio pela aprovação", declarou Brandão.

A candidatura dos Lençóis Maranhenses foi submetida em 2018. O Brasil não tinha uma área reconhecida pela Unesco há 23 anos e, com este título, passa a contar com oito sítios declarados Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Os outros locais brasileiros reconhecidos são:

- Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu

- Reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná

- Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo

- Áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal

- Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás

- Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco

- Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte

Durante a mesma sessão, outros locais foram avaliados na categoria natural, incluindo:

- Deserto Badain Jaran, na China

- The Flow Country, no Reino Unido e Irlanda do Norte

- Caverna Vjetrenica, na Bósnia e Herzegovina

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp