Páscoa chegando e é impossível ignorar a variedade de chocolates que estão no mercado. Ovos tradicionais, de colher, coelhinhos, trufas, bombons, um mais gostoso que o outro.

Beatriz Oeiras

A época do ano mais aguardada pelos amantes de chocolate está chegando: a páscoa. É quase que inevitável ficar longe de um chocolate neste período. Por onde passa é possível ver vitrines recheadas de barras, bombons e dos famosos ovos. 

Com esse turbilhão de doces, às vezes fica bem difícil controlar a higiene bucal e o aparecimento de cáries. Então para comemorar um feriado próspero e com muitos sorrisos em família, o odontólogo Douglas Duque, mais conhecido como Mago das Lentes, por atuar na área de estética bucal, desmistifica algumas ideias sobre os chocolates e o aparecimento de cáries.  

O que o chocolate pode causar nos dentes? 

Segundo o especialista, as cáries são causadas, principalmente, pela ausência de higiene bucal e  ingestão exagerada de alimentos açucarados. "Como todo mundo sabe a cárie é uma doença que depende do açúcar, para formar o muco e agregar no seu dente. Então o excesso de chocolate pode gerar cáries  nos pacientes, uma vez que não cuidam bem da higienização", explica. 

Como se prevenir nessa Páscoa? 

Com esse período do ano, em que o chocolate se torna inevitável, Duque explica que é importante manter uma boa higiene bucal e evitar o consumo exagerado. "É importante escovar os dentes após as refeições, e é claro, evitar o consumo excessivo de chocolate"
 

Chocolate aumenta a sensibilidade nos dentes? 

Outra dúvida comum é a respeito do consumo de chocolates e a sensibilidade bucal.  A sensibilidade dentária é um problema que afeta a polpa do dente. O cenário normalmente acontece quando o esmalte sofre um desgaste, deixando a dentina exposta, com cárie. Por isso é possível sentir dor ao mastigar. "Existe uma teoria relacionada aos doces na retração gengival, dessa forma ele puxa o soluto, gerando um movimento do líquido dentinário, ou seja gerando sensibilidade. No caso de uma cárie o doce gera, sim, sensibilidade", explica o especialista.  

Chocolate amargo pode dar menos cáries? 

"Pela quantidade menor de açúcar e maior de cacau a possibilidade de causar cáries é mais baixa, uma vez que a cárie é dependente do açúcar".

Quanto tempo depois do clareamento pode comer chocolate? 

"Antigamente se falava de 7 a 15 dias, porém hoje em dia nós sabemos que artigos científico modernos, não abordam interferência, o único requisito é a higiene bucal após a ingestão desses tipos de alimentos." 



 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp