O pecuarista, conhecido como inovador e referência na bovinocultura, era um tocantinense de alma, e foi o pioneiro nas provas de ganho em peso a pasto no Estado.

Da Redação

Morreu no último sábado, 12, o pecuarista à frente do seu tempo, Epaminondas de Andrade, 87 anos. O pecuarista, conhecido como inovador e referência na bovinocultura, era um tocantinense de alma, e foi o pioneiro nas provas de ganho em peso a pasto no Estado.

Conhecido pela dedicação à pecuária, em 1975, iniciou a seleção de Nelore na Fazenda Ipanema, em Água Comprida (MG). Em 1983, transferiu seu rebanho para a Fazenda Vale do Boi, em Carmolândia (TO). O criatório participa ininterruptamente do PMGZ desde a década de 80.

Em 2012, o criador Epaminondas de Andrade recebeu uma homenagem com o Mérito ABCZ pela contribuição ao desenvolvimento da pecuária. Quatro anos depois, devido ao empenho em selecionar Zebu, especialmente por utilizar o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) como ferramenta de seleção, foi homenageado novamente. O agraciamento foi entregue pelo presidente da ABCZ Luiz Cláudio Paranhos, juntamente com o diretor Frederico Mendes, durante a ExpoGenética 2016, em Uberaba (MG).

Na galeria de prêmios, em 2022, recebeu o Mérito ExpoGenética na categoria PMGZ Corte, além da comenda de honra ao mérito do Agronegócio do Tocantins.

Epaminondas deixa a esposa Walkyria de Andrade, quatro filhos (Luiz Fernando, Ricardo José, Paulo Henrique e Carlos Roberto), seis netos e as noras, Ramza, Eliana, Carla e Jacqueline.

Despedida 

O velório foi realizado no Tatersal do Sindicato Rural de Araguaína no sábado, 12. O corpo será cremado.

Condolências 

“Tive oportunidade de estar em um Dia de Campo na Fazenda Vale do Boi, com o Sr. Epaminondas e filhos, na década de 90. O resultado de seu trabalho foi criar um rebanho de alta produtividade, que contribui muito com a pecuária do Tocantins. Felizmente, este importante criatório terá continuidade com a sucessão familiar”, emitiu Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, Vice-Presidente da ABCZ.

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento do pecuarista Epaminondas de Andrade, aos 87 anos, ocorrido neste sábado, 12, em Araguaína.

Neste momento de dor e sofrimento, nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos da Família Andrade. Que Deus possa confortar a todos”, diz trecho da nota de pesar emitida pelo prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues Barros. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp