Ao todo, foram registrados 380 abalroamentos em postes em 12 meses

Ascom | Redação

Em 2023, o Tocantins registrou 380 colisões com postes. O número, que ainda é alarmante, mostra um cenário de pelo menos um poste abalroado em cada dia do ano. O levantamento foi feito pela Energisa Tocantins e traz um recorte de diminuição de casos no estado, sendo 41% menor que o registrado no ano anterior (2022), quando ocorreram 649 episódios de abalroamentos. O mês que teve a maior quantidade de postes danificados por veículos em 2023 foi janeiro, com 44 ocorrências em todo o Tocantins. 

No ranking dos municípios com maior quantidade de postes abalroados, os três primeiros colocados são: Palmas (incluindo a região de Taquaralto), com 99 estruturas danificadas por veículos; Araguaína com 29 e Porto Nacional com 25. Cerca de 30 municípios tiveram apenas um abalroamento em 2023 e 53 não tiveram registros desse tipo de acidente. 

Apesar da diminuição dos casos, esse tipo de acidente é preocupante por representar risco à vida e possibilidade de choque elétrico. “A segurança no trânsito deve ser prioridade dos motoristas. Um abalroamento pode causar tanto prejuízo financeiro quanto representar um sério risco à vida do causador do acidente ou às pessoas que estiverem próximas ao local”, explica o coordenador do Centro de Operações da Energisa, Tony Franco. 

Além disso, as colisões também podem impactar o fornecimento de energia para a região de onde aconteceu o acidente. “O abalroamento pode causar a interrupção do fornecimento de energia para residências, comércios, instituições de saúde, entre outros. A substituição da estrutura é um trabalho que demanda de três a quatro horas, mas pode levar mais tempo dependendo da circunstância e do clima”, explica o gerente de obras e manutenção da Energisa, Bruno Queiroz. O abalroamento pode comprometer ainda o fornecimento de energia para serviços essenciais, como hospitais e delegacias que estejam nas proximidades do local do acidente. 

  Vale reforçar que, no caso de abalroamento os custos são de responsabilidade de quem provocou o incidente. O valor da substituição varia de acordo com o tipo de estrutura danificada, que pode ir de R$ 3 mil até R$ 30 mil. 

 Para a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira, a distração no celular e o consumo de bebida alcoólica são alguns dos maiores causadores de acidentes de trânsito. “É muito importante ter a consciência de não dirigir sob efeito de álcool ou tentar mexer no celular enquanto está ao volante. Uma distração de segundos pode causar danos permanentes”, reforça a coordenadora. 

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br. 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp