Confira algumas dicas listadas que podem auxiliar neste processo de economia no consumo de energia

Da Redação

Durante períodos de estiagem, é comum que aparelhos de ar-condicionado e ventiladores fiquem ligados por longos períodos de tempo, que geladeiras e refrigeradores operem na potência máxima e que máquinas de lavar sejam acionadas com mais frequência para lidar com o aumento da demanda de roupas sujas. No Tocantins, com o período de estiagem previsto para os próximos meses, é importante lembrar que esses hábitos podem resultar em um aumento significativo na conta de energia em comparação com outras épocas do ano. 

Para Silvana Próspero, professora e dona de casa, neste período do ano em que não há chuvas no Estado, o trabalho doméstico também aumenta. “Além de mim, tenho minhas duas filhas. Neste período a gente toma mais banhos, sujamos mais roupas devido ao calor e então usamos mais a máquina de lavar e os chuveiros. Sem contar que tomamos mais água, então estamos sempre abrindo a geladeira", explicou.  

Elias Felizardo, Gerente de uma empresa, afirma que durante o período chuvoso o uso do ar-condicionado não é tão necessário. No entanto, devido ao intenso calor causado pelo fim das chuvas, o equipamento torna-se indispensável para garantir um ambiente confortável e produtivo para os funcionários. "Proporcionar qualidade no ambiente de trabalho é uma necessidade, não um privilégio, especialmente no nosso Estado, onde o ar-condicionado se torna vital para o bem-estar dos colaboradores, principalmente nos próximos meses em que as chuvas serão escassas", afirmou. 

Relatos como estes mostram a necessidade de conscientização da população sobre a variação de consumo de energia e como economizar em períodos de estiagem.  Algumas atitudes simples na rotina diária podem contribuir não só com o orçamento familiar, mas também para amenizar o valor da conta de energia em um momento climático tão delicado. 

O analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Junior, explica que até meados de novembro, o tempo no Tocantins fica muito quente e seco. De acordo com ele, mesmo que o cliente não mude nenhum hábito, a geladeira vai trabalhar mais, como também aparelhos de ar condicionado, climatizadores e outros equipamentos. “Com simples medidas e pequenas mudanças de hábitos neste período é possível economizar energia elétrica e reduzir o valor da conta de luz durante a estiagem. Um exemplo é o uso do ar-condicionado. As pessoas se enganam quando ajustam a temperatura em 17º. O condicionador de ar não vai resfriar o local mais rápido por isso. Só vai resultar em um aumento significativo do consumo de energia e consequentemente no valor da conta”, explicou.  

A seguir algumas dicas listadas pelo analista de Eficiência Energética da Energisa que podem auxiliar neste processo de economia no consumo de energia: 

  • Para gastar menos, evite o uso na temperatura mínima do ar condicionado. O ideal é a partir do 23º grau. É muito mais econômico esperar um tempo maior para que o ambiente seja refrigerado de forma gradativa do que colocar na temperatura mínima, que gasta bem mais. Em alguns casos, os aparelhos possuem a função “modo econômico”, que de forma inteligente controlam a temperatura para o uso mais eficiente de energia.
  • Não adie serviço: emendas em excesso ou instalações inadequadas podem gerar sobrecarga e aumentar o consumo, além do perigo. Nesses casos, é importante que um eletricista aça a revisão das instalações internas.
  • Invista nos espelhos em casa e no trabalho. Assim como cores claras nas paredes ajudam a refletir a luz natural que entra pelas janelas, os espelhos são formas econômicas de ajudar a ampliar os ambientes pequenos e a refletir a luz natural que entra por portas e janelas.
  • Desligue os aparelhos eletrônicos ao invés de deixá-los em stand by, a economia chega a até 12% na conta de luz.
  • É ideal evitar colocar o chuveiro na potência máxima – com a temperatura regulada no modo inverno aumenta o gasto em 30%. Em período de seca dê preferência para o uso do equipamento no modo “verão”, ou popularmente conhecido “frio”. A dica também é a de tomar banhos mais rápidos.  
  • Posicione a geladeira em um local ventilado e sempre que possível mantenha-a limpa. Também evite deixá-la em um local perto do fogão, por exemplo. Quando estão muito próximos, fogão e geladeira podem interferir um no consumo de energia do outro por causa da diferença de temperaturas.
  • Jamais deixe os celulares carregando durante a noite enquanto você dorme. Quando o aparelho atingir o carregamento total, retire-o da tomada. Outra dica é não usar o celular enquanto ele carrega. Isso fará com que o processo de recarga da bateria seja mais demorado, ou seja, o consumo será muito maior. 
  • Em casa, junte o máximo de roupas para passar de uma só vez. 
  • Em casa ou no trabalho, invista em plantas: Os processos fisiológicos das plantas têm a capacidade de reduzir a temperatura ambiente, deixando-a mais amena. Você pode trazer esse efeito para dentro da sua casa ou trabalho e, com isso, reduzir bastante o aquecimento das paredes, que são responsáveis por cerca de 40% da superfície desses locais.
  • Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp