Os dados do IBGE apontam que o impacto no comércio foi bastante, por causa do isolamento social adotada a partir da segunda quinzena do mês de março por todo o setor após medidas adotadas pelas prefeituras com o isolamento social

Da Redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que aponta, vendas no varejo tocantinense caíram 8,9% e setor de serviços recua 3,7%, neste mês de abril. Além do Tocantins, todos os outros Estados da Federação tiveram saldo negativo, em comparação com o mês de março. Segundo a pesquisa, essa é a segunda queda consecutiva e o pior resultado dos últimos 12 meses. Já a taxa média nacional registrou retração de 16,8%.

De acordo com a assessoria do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, caiu 7,5% no Tocantins. A variação Nacional entre abril e março foi de -17,5%, em todos os Estados do Brasil.

Os dados do IBGE apontam que o impacto no comércio foi bastante, por causa do isolamento social adotada a partir da segunda quinzena do mês de março, para conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado do volume de vendas no varejo em abril é uma intensificação do resultado de março, quando o impacto não pôde ser sentido completamente.

Ano anterior

Comparando abril de 2020, com o mesmo período do ano passado, a queda nas vendas no país também foi de 16,8%. Já o Tocantins apresentou recuo de 12,5%. Considerando o comércio varejista ampliado, ainda no confronto com abril de 2019, houve predomínio de resultados negativos em todos os estados, com variação de -14,7% no Tocantins e -27,1% na média nacional. (Assessoria de imprensa)

 

 

 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp