As seis sequencias genéticas encontradas, duas são da variante que surgiu no Amazonas considerada mais transmissível

Da Redação

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram o sequenciamento genético de amostras do novo coronavírus coletadas em Araguaína, na região norte do Tocantins, e encontraram seis linhagens diferentes do vírus SARS-CoV-2. O estudo foi feito a partir das coletas aleatórias realizadas em fevereiro para medir o nível de infecção entre os moradores da cidade.

Entre as seis sequencias genéticas encontradas, duas são da variante que surgiu no Amazonas e que tem sido considerada mais transmissível e perigosa por conter uma carga viral elevada e que pode causar uma maior letalidade.

Em breve entrevista ao Diário Tocantinense o Virologista e Professor de Biotecnologia da UFT em Gurupi que também participou do estudo, disse que foram sequenciadas 04 variantes do novo coronavírus e foi encontrada 06 novas cepas do Covid-19 com maior letalidade na região de Araguaína, “O que nós fizemos foi o sequenciamento do vírus e por isso descobrimos seis novas variantes do Covid-19, que estão circulando no Tocantins. As autoridades precisam colocar o pé no freio”.

“O Brasil está tornando-se em um verdadeiro viveiro deste vírus. Precisa-se de medidas adicionais de controle social, estas variantes descobertas são mais transmissíveis do que as que já foram descobertas anteriormente”, disse o Campos ainda em entrevista ao jornal Diário Tocantinense.

Ao todo foram realizados 536 testes em Araguaína. As amostras positivas foram separadas e as que possuíam qualidade superior para sequenciamento do genoma completo foram levadas para o laboratório da Universidade de Brasília (UNB).

Repercussão

Após divulgação da pesquisa, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (Solidariedade), convocou reunião de urgência com prefeitos da região norte. Dentre eles o prefeito de Colinas, Ananás, Campos Lindos, Darcinópolis e Santa Fé do Araguaína, discutiram novas medidas de contenção do Covid-19.

Ao Diário Tocantinense, o prefeito de Araguaína disse que o ‘lockdown’ está descartado, contudo ações mais enérgicas serão adotadas. A reunião está prevista para agora.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp