De acordo com a polícia, os exames eram feitos sem critérios e frascos de urina eram reaproveitados

Da redação

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Polícia Civil cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em operação para combater fraudes de empresas ligadas à Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Tocantins. Durante buscas os policiais descobriram um laboratório de análise clínica que funcionava em situação precária e irregular em Palmas. Várias amostras e até úteros armazenados em potes de doces, paçoca e achocolatados. 

Segundo investigações, o laboratório em situação precária tem contrato com a SES e as investigações apontam que as amostras são de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Geral de Palmas (HGP), maior unidade de saúde pública do Tocantins.

De acordo com  a polícia, os exames eram feitos sem critérios e frascos de urina eram reaproveitados. A polícia também investiga a confecção de laudos de exames fraudados.

Os suspeitos se passavam por pessoas jurídicas para mascarar origens de bens e recursos para para a abertura de empresas em nomes de “laranjas” e depois de movimentar grande quantidade de dinheiro, abandonava as unidades deixando as dívidas tributárias e trabalhistas.

A operação contou com atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins. A decisão que autoriza as buscas e apreensões é da 2ª Vara Criminal de Palmas.
 
O DT entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas até o fechamento da matéria não teve retorno.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp