Neste artigo a arquiteta explora a crescente crise vividas pelas cidades Brasileiras com o grande crescimento.

Willyane Fernandes

Ter uma população urbana crescente e desenfreada, acarreta a levar as cidades a possíveis crises.  Contribuindo para maiores riscos econômicos e ambientais para a cidade como um todo, isso por diversos motivos, como as redes de serviços municipais, a falha na coordenação adequada de expansão de território.

Fator importante e que deve ser levado em consideração é o acompanhamento correto do crescimento urbano, com projetos e planejamentos do desenvolvimento territorial. O que acontece na realidade é que as redes municipais não buscam meios de prevenção, e sim reagem com os resultados já existentes.

O novo World Resources Report (WRR), Upward and Outward Growth: Managing Urban Expansion for More Equitable Cities in the Global South, analisa padrões de crescimento de 499 cidades usando sensoriamento remoto. Enquanto cidades que crescem verticalmente por meio de edifícios mais altos estão localizadas predominantemente em cidades ricas da América do Norte, Europa e Leste Asiático, cidades na África Subsaariana e no sul da Ásia estão crescendo sobretudo horizontalmente. Essas cidades possuem menores fontes de financiamento para administrar seu crescimento, mas espera-se que abriguem 2 bilhões de pessoas a mais até 2050.

Essa questão de expansão desgovernado, vem com vários fatores de risco:

  • Como aumento da desigualdade social, o fornecimento inadequado dos serviços básicos. Famílias de baixa renda tipicamente se mudam para a periferia das cidades na busca por habitações acessíveis. No entanto, quanto mais longe eles ficam da região central, mais difíceis suas vidas podem se tornar.
  • Tensões econômicas para a cidade inteira: pesquisas mostram que à medida que as cidades se expandem para fora e as densidades populacionais declinam, os custos municipais da provisão de serviços públicos aumentam. a expansão significa mais congestionamentos, poluição e viagens mais longas. O ar poluído, impulsionado principalmente pelo uso de carros particulares e caminhões, gera imensos custos sociais e econômicos, como impactos na saúde e danos às colheitas.
  • O desmatamento não regulamentado, indicações mostram que globalmente, a taxa de crescimento do território urbano ultrapassa largamente o crescimento da população.

Embora seja um enorme desafio, algumas cidades já estão usando abordagens inovadoras para priorizar a acessibilidade e gerenciar a expansão urbana. Os impactos das mudanças na política de uso do solo em uma cidade podem durar por muitas décadas.

E então, como sua cidade está se desenvolvendo?

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp