O processo de revisão cadastral foi escalonado devido aos impactos causados pela pandemia de covid-19.

Da Redação

Amanhã, sexta-feira, 11, é o último dia para atualização dos dados referentes ao Cadastro Único (CadÚnico). São cerca de 263 mil famílias brasileiras de baixa renda que precisam atualizar seus dados para ter acesso aos benefícios governamentais, entre eles o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Segundo o Ministério da Cidadania, neste ano, apenas as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as informações junto aos municípios.

O processo de revisão cadastral foi escalonado devido aos impactos causados pela pandemia de covid-19. Com isso, as famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social  ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município”, informou o ministério em nota.

Segundo a pasta, a atualização cadastral é “fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”.

A atualização do cadastro é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefícios pagos via programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem.

Como atualizar?

Para a atualização, é preciso ir aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que estão espalhados por diversas regiões do país. Outra alternativa é atualizar por meio da Internet.

Pela internet é bem simples. O responsável pela Unidade Familiar pode usar o celular e acessar o aplicativo do CadÚnico, disponível gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (iOS). E então verificar se há algum dado a ser corrigido. 

Se o cadastro permanecer o mesmo, basta confirmar as informações que já estão lá. No entanto, se existir a necessidade de alterar algum dado, a etapa seguinte é presencial - é preciso ir a algum desses pontos físicos.

A vantagem de fazer a verificação pela internet é evitar que o cadastrado se desloque sem necessidade. Mas em caso de alteração, o deslocamento é inevitável. 


 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp