A Comenda é concedida a pessoas ou entidades que tenham, através de suas ações, pesquisas ou trabalhos desenvolvidos contribuído de forma relevante para o fomento do agronegócio.

Da Redação/Ascom

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins entregou nesta quinta-feira, 18/05, a Comenda de Mérito do Agronegócio ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires. A solenidade ocorreu durante a Agrotins 2023 em Palmas. Oswaldo Stival, vice-presidente executivo da FIETO e presidente do Sindicarnes, filiado à base da Federação, também recebeu a honraria. A indicação dos empresários foi feita pelo deputado estadual Eduardo Fortes. 

A Comenda é concedida a pessoas ou entidades que tenham, através de suas ações, pesquisas ou trabalhos desenvolvidos contribuído de forma relevante para o fomento do agronegócio do Estado do Tocantins.

 “O agronegócio é a vocação e potencialidade maior do Tocantins e está sempre na pauta da FIETO. Seja na defesa de melhores condições de competitividade e uma tributação justa para o produtor, como também no incentivo de políticas públicas que viabilizem a agroindustrialização, trazendo as melhores oportunidades de emprego e renda, além de agregar valor aos produtos tocantinenses”, explicou Pires. 

Com 56 anos, Roberto Magno Martins Pires é empresário com negócios nos segmentos de agropecuária, construção civil, imobiliário, hotelaria e de concessionária de veículos. Foi presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Tocantins (SINDUSCON/TO) em 2 gestões e, a partir de outubro de 2009, assumiu a presidência da FIETO.

Foi eleito por unanimidade presidente da FIETO por quatro mandatos (quadriênios 2012/2016, 2016/2020, 2020/2024 e 2024/2028). É diretor e integrante do Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e, em 2022, foi eleito presidente da Ação Pró-Amazônia, associação que reúne os 9 estados membros da Amazônia Legal (biênio 2022/2024).

À frente da Federação, Roberto Pires, conduziu importantes trabalhos com impacto no Agronegócio, a exemplo do Estudo das Principais Cadeias Produtivas do Estado do Tocantins que disponibilizou, em parceria com o Governo do Estado, as principais potencialidades de 8 setores do Agronegócio, sendo eles: Arroz, Carne Bovina, Piscicultura, Silvicultura, Soja e Milho, Avicultura, Lácteos e Suinocultura. 

Confira os homenageados

1.         Roberto Magno Martins Pires - Presidente da FIETO 

2.         Jaime Café de Sá - Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária 

3.         Oswaldo Stival Junior - Presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes do Tocantins 

4.         Romil Iakov Kalugin - Prefeito de Campos Lindos 

5.         Wagner Martins Borges - Presidente do Sindicato Rural de Araguaína 

6.         José Eduardo Motta - Agropecuarista 

7.         Volney Aquino Santos - Produtor Rural 

8.         Gilberto José Marasca - Produtor Rural

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp