A visita será de três dias - 26, 27 e 28 de março e abrangerá quatro cidades

Redação

O Brasil é o primeiro país da América Latina a ser visitado pelo presidente francês Emmanuel Macron, em um encontro bilateral, desde que assumiu o poder em 2016. A visita será de três dias - 26, 27 e 28 de março e abrangerá quatro cidades

O presidente francês, chega ao Brasil na próxima semana para estreitar relações bilaterais entre os dois países, em meio ao estranhamento recente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por posições antagônicas sobre o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul.

Agenda

Segundo apurado pelo DT , Macron, que antes de chegar na terça-feira ao Brasil passará pela Guiana Francesa, deverá visitar com Lula uma unidade de conservação no Pará e uma comunidade ribeirinha na capital do Pará, que será sede da COP 30 em 2025. Existe ainda a possibilidade de encontro com lideranças indígenas, e fontes ouvidas pela Reuters disseram que boa parte da agenda no estado ainda está em aberto.

Depois, os dois presidentes irão ao porto de Itaguaí (RJ), para o lançamento do terceiro submarino fruto de uma cooperação técnica entre França e Brasil, e a visita terminará em Brasília, onde Macron será recebido por Lula no Palácio do Planalto, para a visita de Estado, e depois haverá um almoço no Itamaraty. 

À tarde, o francês será recebido pelo presidente do Senado (e do Congresso), Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp