Os moradores relataram também para a redação do Diário Tocantinense que foram arrancadas as celas do presídio

Da Redação

Em um vídeo que circula nas redes sociais, dá para ver a angustia de vários pais e mães de detentos, que estavam na cadeia pública de Arapoema. Os presos foram removidos, na última terça-feira 25,  e segundo os moradores, até agora eles não sabem para onde foram levados e querem uma solução do caso. 

“Não esperávamos que isso ia acontecer, os presos estão indo embora de nossa cidade. Pedimos misericórdia a Deus e as autoridades, para que façam alguma coisa, é muito sofrimento dos pais”, diz trecho do vídeo. 

Os moradores relataram também para a redação do Diário Tocantinense que foram arrancadas as celas do presídio e que levaram também mesas e computadores da Delegacia. “Em Arapoema motos apreendidas e carros foram colocados na rua sem nenhuma segurança, não sabemos o que está acontecendo e queremos uma resposta do Governo do Estado”, disseram.

Em nota enviada ao DT a Seciju informou que o plano executado pela pasta prevê melhorias na execução das penas no que diz respeito aos projetos de ressocialização e sobre a transferência de custodiados as informações estão sendo repassadas as familias por meio do serviço social do orgão.

Confira na integra a nota:

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, informa que ações de fechamento de Unidades Penais integram o Plano de reestruturação, reaparelhamento e readequação do Sistema Penal tocantinense. O Plano, executado mediante estudos prévios, prevê melhorias na execução da pena e implementação nos projetos de ressocialização, que são desenvolvidos pela Pasta nos últimos dois anos de Gestão.

A Seciju também ressalta que ações de fechamento de Unidades Penais estão em acordo com o protocolo estabelecido junto ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) e com o Poder Judiciário. Por medida de segurança, informações sobre transferências de pessoas privadas de liberdade são repassadas aos  Órgãos do Sistema de Justiça.

Quanto ao repasse de informações dos custodiados em caso de transferências, a Seciju esclarece que a equipe de Serviço Social é responsável pelo contato com os familiares . 

(Atualizada ás 11h52 do dia 25/11)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp