Trump venceu com ampla margem nos estados da Virgínia, Tennessee, Carolina do Norte, Oklahoma, Maine, Alabama, Massachusetts, Arkansas, Texas, Colorado e Minnesota.

Redação

Na última terça-feira (5), as eleições primárias dos Estados Unidos apontavam um retorno do embate de Joe Biden e Donald Trump neste ano. A disputa está prevista para acontecer no dia 5 de novembro.

A presença dos dois candidatos replica novamente o duelo do último pleito, em 2020. Antes do fim da noite, a “Super Terça”, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump já havia vencido 11 dos 15 estados que realizam disputas primárias pela nomeação à candidatura presidencial. A vitória significa que a eleição presidencial de 2024 será uma reedição da corrida de 2020.

Trump disputa a nomeação do Partido Republicano contra Nikki Haley, que foi governadora da Carolina do Sul e embaixadora americana na ONU (durante o governo Trump).

Trump venceu com ampla margem nos estados da Virgínia, Tennessee, Carolina do Norte, Oklahoma, Maine, Alabama, Massachusetts, Arkansas, Texas, Colorado e Minnesota.

O atual presidente dos EUA, Joe Biden, do partido Democrata, já tem a disputa pela reeleição garantida.

Discurso 

Trump, que foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021, fez um discurso depois de vencer na maioria dos estados onde aconteceram primárias republicanas nesta terça-feira.

Ele afirmou que, se não tivesse perdido a eleição de 2020 para Biden, Ucrânia e Israel não teriam sido invadidos. Ele também afirmou que os Estados Unidos não estariam lutando contra a inflação.

O ex-presidente também acusou o governo Biden de estar destruindo o país ao abrir as fronteiras para imigrantes e disse que os Estados Unidos se tornaram uma piada na comunidade internacional.

"Ele é o pior presidente da história do nosso país. [...] Todos os problemas que nós temos hoje, eu acho que nós não teríamos. Acho que teríamos sucesso", afirmou.

Já o atual presidente, Joe Biden, não fez um discurso, mas publicou um comunicado na noite desta terça-feira. Ele afirmou que os norte-americanos deixaram as próprias escolhas claras e elogiou feitos do governo dele.

O democrata também disse que o retorno de Trump à Casa Branca representaria um risco e que o republicano tem um plano de retrocesso.

"Se Donald Trump voltar à Casa Branca, todo este progresso estará em risco", disse. "Ele é movido por mágoas e fraudes, focado em sua própria vingança, não no povo americano."

Em uma rede social, Biden também afirmou que cada geração de americanos enfrentará um momento em que terá que defender a democracia. "Esta é a nossa luta", concluiu.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp