Os organizadores dos atos distribuíram espetinhos de gado para a população que estavam nos locais

Da Redação

Entidade ligadas ao agronegócio e produtores rurais realizaram protesto nas portas das agências do Bradesco em cidades tocantinenses,  na manhã desta segunda-feira, 03, contra um vídeo veiculado nas redes sociais na última semana, em que influenciadoras recomendam a redução do consumo de carne e associam a prática a um aplicativo do banco que calcula pegadas de carbono. Os organizadores dos atos o Sindicato Rural de Colinas e Região e de Araguaína, distribuíram espetinhos de gado para a população que estavam nos locais.

O vídeo, que o banco tirou das redes no último dia 23, dá dicas de como o consumidor pode tomar atitudes mais sustentáveis, para reduzir o seu impacto individual nas emissões de gases de efeito estufa, dentre elas retirar do seu cardápio o consumo da carne bovina.

No material, as influenciadoras digitais dizem que a primeira atitude que o consumidor pode tomar é diminuir o consumo de carne, optando por pratos vegetarianos uma vez por semana movimento que ficou conhecido como "Segunda sem Carne".

"A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa, então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?", diz uma delas.

O vídeo provocou críticas de parlamentares que defendem pautas do agronegócio no Congresso Nacional e também a empresários do setor e de entidades ligadas ao agronegócio brasileiro. O banco, então, divulgou, no dia 24, uma carta aberta ao agronegócio, em que procurou se desvincular do conteúdo e disse que tomaria ações administrativas internas severas por conta do ocorrido.

“O Bradesco reitera seu apoio e crença irrestrita ao setor agropecuário. Há décadas é o maior banco privado do agronegócio. Foram a Pecplan e a Fundação Bradesco, com o apoio de seus técnicos, que implantaram e capacitaram milhares de agropecuaristas a fazer inseminação artificial. Com isso, contribuiu decisivamente para a pecuária alcançar o atual e reconhecido nível de excelência mundial”, disse o Banco Bradesco em nota enviada ao Diário Tocantinense.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp