O espetáculo teatral foi apresentado para cerca de 1.700 pessoas

Da redação

O projeto cultural “A Incrível Lenda do Capim Dourado”, do grupo de teatro Artpalco, levou dez apresentações gratuitas do espetáculo homônimo a professores, alunos, artesãos, artistas locais e comunidade em Araguaína.

O espetáculo teatral foi apresentado para cerca de 1.700 pessoas, que compareceram ao local especialmente para prestigiar a peça na modalidade de teatro de rua ou passavam pelo local e paravam, levados pela música, cores e euforia da peça. “Eu adorei, os artistas têm um amor e dedicação que torna a apresentação gostosa de ser apreciada. Acredito que a população de Araguaína não tem o hábito de assistir teatro, por vivências culturais carentes mesmo da região. Que haja muito mais produções assim, que mais pessoas prestigiem”, afirmou.

O projeto foi apresentado na Praça Setor Patrocínio, na Praça Jardim das Flores, no Mercado Municipal, na Praça Jardim dos Ipês, Praça Noroeste, Parque Cimba, Praça Dom Orione, Praça CÉU, Via Lago e Praça das Bandeiras, inclusive, com interpretação em libras para atender uma parcela ainda maior da população e promover a inclusão social.

O ator e produtor cultural George Henrique Silva aponta que a proposta é de contribuir para a democratização do acesso à cultura e valorização da cultura tocantinense. “Mostramos de forma lúdica a história do surgimento do Capim dourado, que é um recurso que possui um grande valor ambiental, social e cultural, não só para o Tocantins como para toda a Amazônia Legal. A receptividade nos espaços públicos de Araguaína foi incrível”, expressou o artista.
 
Lenda do Capim Dourado

O texto foi escrito pelo dramaturgo Luiz Navarro, que também assina a direção do espetáculo. O espetáculo une música, dança e teatro para contar uma lenda sobre a criação do capim dourado. São três causos - “O Amor é Dourado”, “O Capim de Nosso Senhor Jesus Cristo” e a “A Pescaria que não era de Peixe” e os textos adaptados criam uma dramaturgia que busca dar protagonismo ao capim dourado.
 
O primeiro conta a história de um casal apaixonado que, a partir da intercessão do Santo Antônio casamenteiro, segue uma peleja para que o amor possa vencer a intervenção do pai da moça. Nos dois últimos casos, dois pescadores narram histórias que vão desde lendas de cobras gigantescas, que habitam os rios de nossa região, ao singelo drama do nascimento de Jesus Cristo e, juntos, os três causos contam de forma poética como o nosso capim ficou dourado.
 
Projeto

Uma realização do Grupo Artpalco, o projeto foi selecionado no edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2021, que é destinado a beneficiar projetos que estejam alinhados às políticas públicas, tenham compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e cultural.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp