PL propõe que Escola de Tempo Integral na Vila Cidinha, em Araguatins, receba o nome da professora Oneide da Cruz

Da Redação

Projeto de Lei apresentado pelo deputado Vilmar na sessão desta terça, 14, denomina o nome da professora Oneide da Cruz Mousinho à Escola de Tempo Integral localizada na vila Cidinha, no município de Araguatins.

Professora Oneide, como era carinhosamente chamada por todos, faleceu em agosto de 2014 e desde a sua adolescência dedicava-se à arte de educar, única função pública exercida durante sua carreira, que teve início ainda em 1964, na Escola Municipal Vitória de França, em São Bento do Tocantins.

A professora

Oneide da Cruz Mousinho nasceu em Carolina-MA, em 17 de agosto de 1948, e era a quarta filha entre os nove irmãos. Destacou-se cedo na educação, quando, em casa, ensinava os irmãos mais novos, já deixando clara sua sina como educadora. No ano de 1965, casou-se e foi morar na cidade de São Bento do Tocantins, que, nessa época, ainda era município de Araguatins. Lá iniciou sua vida como educadora, alfabetizando crianças na Escola Municipal Vitória de França.

 Em 1970, mudou-se para Araguatins e passou a trabalhar como professora, em caráter efetivo, no cargo de assistente do ensino primário, lotada na Escola Isolda Santa Vitória de 1970 até 1974.

Concomitantemente com a atividade de docência, desempenhou outra atividade na Rede Municipal de Ensino de Araguatins, trabalhando como auxiliar de Secretária no Colégio Deputado Darcy Marinho. Em 1979, foi enquadrada como servidora efetiva, lotada na Escola Estadual de 1º grau Osvaldo Franco. De 1981 a 1984 desempenhou atividades de professora primária na Escola Municipal Novato Miranda. Em 1983 foi colocada à disposição da Prefeitura Municipal de Araguatins, assumindo, então, a direção da Escola Municipal Professora Nair Duarte até o ano de 1987.

Oneide dedicou-se integralmente à vida escolar, trabalhando tanto na rede municipal como na estadual, onde conseguiu concluir o magistério, podendo atuar no ensino secundário (hoje, anos finais do Ensino Fundamental). Sua trajetória como professora se deu até 1988, quando foi convidada para a assumir a Secretaria Municipal de Educação de Araguatins e nesse cargo atuou por dois mandatos.

Como Secretária Municipal de Educação, trouxe para a educação municipal muitos feitos, ainda hoje lembrados por servidores da época e ex-alunos. A mesma encerrou suas atividades na esfera pública no início de 1997 para dedicar-se exclusivamente à família. 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp