Iniciativa é uma realização do Sebrae Tocantins em parceria com a Energisa

Da Redação

O Sebrae está em campo. De 2020 para cá, cerca de 1,1 milhão de atendimentos foram realizados para o segmento em todo País. O número de pequenos negócios rurais alcançados saiu de 69 mil para 163,6 mil de 2020 a 2022 – uma alta de 137%. E no Dia do Agricultor, comemorado nesta sexta-feira, 28, o cenário é de celebração nas comunidades quilombolas do Jalapão, local que a agricultura familiar vivencia novas formas de produção de alimentos, por meio do projeto "Energia Para Crescer". 

 A iniciativa é uma realização do Sebrae Tocantins em parceria com a Energisa e tem como foco promover o desenvolvimento econômico e sustentável da região, além de fortalecer a produção de alimentos de qualidade e impulsionar o empreendedorismo local. 

Milena Lima, gerente do Sebrae, explica que uma das vertentes transformadoras dentro do projeto é o Sisteminha: Peixe e Horta, um sistema integrado que representa um marco no relacionamento das comunidades com a produção agrícola. Segundo ela, com a implantação do Sisteminha, a agricultura familiar ganha novo formato na região ao aproximar a horta do tanque de peixe, tornando a irrigação mais eficiente e otimizada. “A água desse tanque, que abriga os peixes, é utilizada para regar as hortaliças, resultando em um ciclo virtuoso de aproveitamento de recursos naturais, o que de fato, auxilia na sustentabilidade das famílias quilombolas do Jalapão”, completa. 

A abordagem sustentável e integrada do Sisteminha está impactando positivamente os moradores, que veem uma nova perspectiva de futuro em suas terras. Seu Antoninho, um dos entusiastas participantes do projeto, compartilha sua experiência emocionante: "O projeto é muito bom, estou à frente trabalhando, cuidando do peixe, cuidando da horta. A gente não tinha conhecimento, mas deu muito certo. O estudo e a tecnologia de hoje é muito avançada e as pessoas sabem como funcionam as coisas. É um alerta para toda a comunidade, para aprendermos e encontrarmos novas formas de prosperar". 

Aldo Gomes Batista, membro da Comunidade Mumbuca, também destaca os benefícios do "Sisteminha" para a produção de alimentos de qualidade e para o desenvolvimento local: "Foi uma benção e beneficia todo o sistema. O professor esteve aqui, fizemos o curso e entendemos todo o processo. Com o 'Sisteminha', teremos peixes e hortaliças frescas para consumo e venda. A energia que organizou esse processo nos ajudou demais". 

Cultura Quilombola 

O Energia para Crescer não apenas ofereceu apoio na instalação do "Sisteminha", mas também se dedicou a ouvir as comunidades para proporcionar auxílio ao empreendedorismo local. Railane Ribeiro, artesã e Presidente da Associação da Comunidade Mumbuca, destaca a importância da parceria entre a Energisa, o SEBRAE e as comunidades: "Nós somos os beneficiados diretos desse projeto. A união do SEBRAE e da Energisa nos permitiu colher os frutos dessa parceria, que nos inspira diariamente não apenas em termos de ideias, mas também em estrutura. Ao entrar na comunidade, somos recebidos por um portal que nos saúda: 'Sejam bem-vindos à Comunidade Mumbuca', e na casa da cultura, cada local é identificado com uma placa. São pequenos detalhes que fizeram toda a diferença", destacou. 

A parceria também tem apoiado eventos culturais importantes para as comunidades quilombolas, como a Festa da Colheita de Capim Dourado e a Festa da Rapadura. Luzia Passos, Presidente da Associação do Quilombo da Comunidade do Prata, destaca essa contribuição. "Esse projeto tem sido muito bacana, começou ouvindo a comunidade, trocando ideias para a comunidade e percebendo o que a gente precisava. O apoio tem nos ajudado muito durante estes dois anos de Projeto. O apoio na Festa da Rapadura esse ano, por exemplo, foi excelente. Deu outra proporção a festa”, disse. 

Investimentos  

O gerente de Gestão e Projetos da Energisa, Leandro Fernandes da Costa, destacou que os objetivos do projeto de qualificar os moradores, fortalecer a governança local, fomentar os serviços turísticos e apoiar os eventos culturais está sendo realizado com sucesso. “Entre 2021 e 2023, a Energisa e o Sebrae têm investido R$ 1,3 milhão nesse importante projeto, trazendo benefícios significativos aos quilombos da região do Jalapão. É motivo de imenso orgulho para todo o Grupo Energisa poder contribuir com as comunidades do Prata, Mumbuca e Rio Novo, contribuindo com o seu crescimento, ao mesmo tempo em que respeita suas particularidades e valoriza suas tradições. Através de investimentos em tecnologia, capacitação e apoio cultural, a concessionária reforça o seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento das comunidades na região do Jalapão”, concluiu. 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp