De acordo com o sindicato, o PISO 33, que representa, 24% do reajuste à categoria ainda não foi pago

Da Redação

A relação entre a prefeitura de Colinas do Tocantins e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Regional (SINTET) não tem sido das melhores. Isso porque desde que assumiu a gestão municipal, em 2021, o prefeito Josemar Casarin (PSL), não tem dado o braço a torcer ao acertar os direitos da classe trabalhadora. 

De acordo com o sindicato, o PISO 33, que representa, 24% do reajuste à categoria ainda não foi pago. Além do mais outras progressões, também não teriam sido pagas. 

A mercê de uma resposta clara quanto ao acerto da classe trabalhadora, a presidente do SINTET Regional de Colinas-TO, Alexandra Cândida afirma. “Até esse momento não recebemos nenhum documento da gestão nos informando de quando serão feitos esses pagamentos. Se até o final deste mês de abril não recebermos os nossos direitos: reajuste do PISO e Progressões, o sindicato irá judicializar.”

Entenda o Reajuste 

Recentemente, Bolsonaro oficializou o reajuste de 33,24% para professores da rede pública de educação básica. A portaria eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.

Pela Lei do Magistério, o reajuste de professores é atrelado ao chamado valor por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), definido pelo Ministério da Educação. Pela variação da inflação nos últimos dois anos, o valor por aluno foi reajustado em 33% este ano.  

“Cobramos junto ao município de Colinas-TO, os direitos dos profissionais em Educação. O reajuste do PISO, bem como as progressões. Não se pode falar em valorização desses Profissionais, sem fazer a correção na carreira dos mesmos.

Lembrando que o reajuste do PISO é constitucional, não importa o valor do salário do professor, ele deve ser incorporado. Recebemos pelo quantitativo de alunos que atendemos em sala de aula. Quem nos paga são os nossos alunos e por isso devemos receber esses reajustes sem atrasos, uma vez que prestamos um serviço excelente a este município”, comenta a Presidente do SINTET de Colinas-TO.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp