As investigações iniciaram após uma denúncia anônima

Da redação

De acordo com a investigação, foram desviados mais de R$ 23 milhões do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) em nove municípios. As fraudes teriam sido praticadas pela Associação dos Transportadores Escolares do Nível Fundamental, Médio e Superior do Tocantins (Atec), que aumentava a quilometragem percorrida por meio de 'rotas fantasmas' para receber valores maiores do poder público e distribuir a propina entre servidores, secretários e prefeitos.

As investigações iniciaram após uma denúncia anônima.  Em nota a Polícia Federal informou que o objetivo da Operação, intitulada como “Catilinárias” é desarticular um esquema milionário de corrupção e fraudes em contratos do transporte escolar firmados entre os anos de 2013 e 2018, nas cidades de Araguaína, Araguatins, Babaçulândia, Filadélfia, Goiatins, Nova Olinda, Riachinho, São Bento e Xambioá.

Envolvidos 

Em Araguaína, a operação fez buscas no escritório do ex-prefeito e pré-candidato ao Governo, Ronaldo Dimas (PL). Em nota o ex-gestor afirma que a decisão não aponta qualquer conduta ilegal da sua parte enquanto gestor. Segundo ele,  a investigação se refere a suposta conduta irregular de servidores da Secretaria de Educação entre os anos 2013 e 2018. Não havendo nenhuma outra medida cautelar, nem mesmo pedido, contra Ronaldo Dimas. 

Segundo as investigações, também foram alvos de mandados de busca e apreensão os ex-prefeitos José Pedro Sobrinho (Nova Olinda); Antônio Luiz Pereira Silveira (Goiatins); Francisco da Rocha Miranda (Araguatins), Lindomar Lisboa Madalena (Araguatins); Edenilson da Silva e Sousa (Filadélfia), Ivanilzo Gonçalves de Alencar - Mizô (Filadélfia); Claudivan da Silva Tavares (São Bento); Silvia Ferreira Chaves Machado (Xambioá); Diva Ribeiro de Melo (Riachinho).

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp