O gerente de unidade de gestão e estratégias, do Sebrae, Voldi explica que surgiram novas oportunidades de empregos

Da Redação

Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que no Estado do Tocantins teve um crescimento de microempreendedores individuais, na casa de 8, 5 %, mesmo com a pandemia. O Sebrae destaca também que não deixou de atender a todos, e que os serviços se mantiveram em home office, com prestação de atendimentos normais.

O gerente de unidade de gestão e estratégias, do Sebrae/TO, Voldi Alves explica que surgiram novas oportunidades de empregos durante a pandemia. “Chegaram novas demandas, muitas pessoas ficaram em casa, como as donas de casas, e repararam que precisava de uma pintura nova, troca de azulejos, por exemplo, daí surgiu muitos outros serviços”, disse.

O gerente complementou: “O trabalhador que tinha um tempo menor, contou com tempo maior e passou a querer cuidar mais de sua residência, ou buscar algo diferente para fazer. A residência passou a ser o local de trabalho, a casa também virou uma sala de aula (com o ensino remoto, com os aplicativos, com a transformação digital).  Tivemos o surgimento de novas demandas, visto que as demandas da sociedade em geral antes eram diferentes”.

Em meio a essa nova forma de vida, por causa do Coronavírus, o Sebrae viu que podia oferecer mais serviços e oportunidades aos pequenos negócios. “O Sebrae acompanhou essa transformação, inclusive o Sebrae se adaptou a essa nova forma de trabalhar e de aprender.  Nós tivemos um salto muito significativo para essa nova modalidade remota. E o Sebrae continuou prestando os serviços para a sociedade, principalmente para os microempreendedores através dessa modalidade das consultorias, dos tele atendimentos, dos atendimentos coletivos, com palestras seminários, nas transmissões via youtube ou palestrante. O Sebrae continuou prestando seu papel com eficiência”, disse o gerente.

O crescimento dos microempreendedores individuais no Tocantins, também acompanha uma tendência do Brasil, na casa dos 10% que está se mantendo. Para o ano de 2021, indica que haverá uma manutenção dessa tendência do crescimento, neste mesmo patamar.

De acordo com o Sebrae em 2019, eram 9.430 milhões de microempreendedores No Brasil e no ano de 2020, são mais de 10.912 milhões. A projeção para este ano é que chegue a 12 milhões

No Tocantins, em 2019, eram 69 mil microempreendedores, já em 2020, saltou para 71.500 a projeção para 2021 é que chegue aos 78 mil, que tem serviços em vários seguimentos.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp