Na vivência, os participantes degustaram pratos de sucesso, entre eles, um prato feito à base de carne de jaca

Redação

Em seu último dia de agenda no Tocantins, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, conheceu, nesta última quinta-feira (22), na pousada Casa das Flores, em Taquaruçu, distrito de Palmas, pratos que fazem parte da Rota Gastronômica. Criada pelo Sebrae Tocantins, a rota inclui 23 municípios e já capacitou 257 empreendedores.

Na visita, que faz parte do projeto Sebrae Pelo Brasil, quatro pratos foram apresentados por meio de uma Vitrine Gastronômica aos convidados. Na vivência, os participantes degustaram casos de sucesso de Taquaruçu, entre eles, um prato feito à base de carne de jaca e um licor preparado com jabuticabas.

"Pude presenciar, no Tocantins, o mundo real. A construção do Sebrae no estado vem modificando vidas. No município de Taquaruçu, pudemos ver o sonho de empreendedoras que, com determinação, conseguiram realizar um conjunto de protagonismo no turismo, que transformou a realidade local. O Sebrae no Tocantins realiza projetos que são verdadeiros exemplos para o Brasil, apoiando os pequenos negócios que realizam o próprio sustento". - Décio Lima, presidente do Sebrae.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio Castro, reafirmou a importância de o Sebrae Nacional conhecer os projetos e as experiências empreendedoras em Taquaruçu. Na oportunidade, ele também destacou que o Sebrae formatou o destino turístico do local, com atuação em vários contextos. “A partir da contratação especializada em governança, os empresários da região conheceram diversos destinos turísticos em missões nacionais e puderam aprimorar suas práticas empreendedoras com as inspirações tecnicamente trabalhadas com eles, fortalecendo o sentido de pertencimento local.”

O gestor pontuou ainda que em Taquaruçu o Sebrae está presente em diversos setores, desde a ambientação que enaltece o aspecto cultural, passando pelas delícias gastronômicas que recebem reconhecimento em um festival anual já consolidado, além do artesanato. “Com a consolidação de Unidades Produtivas constituídas por artesãos parceiros, foi criada, há oito anos, a loja Tudo Daqui. Então, nossa gestão tem se tornado cada vez mais forte, com capacitações em gestão e com a criação de catálogos nacionalmente veiculados, criando vários produtos inovadores e reinventando a arte local”, frisou.

Pote de Ouro

Como último destino da agenda em Palmas, Décio Lima visitou o ponto turístico Pote de Ouro. O local, uma antiga casa construída de adobe e barro cru que abrigou por muitos anos uma grande família, agora é um espaço de arte e cultura que leva o nome de uma lenda. A ideia do local é valorizar o artesanato regional, feito à base de barro, crochês e macramês. “O nosso principal destaque é a cerâmica primitiva e a violinha de buriti. Nosso objetivo é fortalecer o patrimônio cultural e natural do estado, além de fomentar e preservar a cultura popular. Hoje, especialmente, ficamos muito felizes porque foi o Sebrae que nos ajudou a construir tudo isso e ter a oportunidade de mostrar tudo isso para o projeto Pelo Brasil é, sem dúvidas, uma certeza de que o nosso negócio deu certo”, completou a proprietária do local, Daniella Aires Borges. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp