A operação faz parte das ações do Plano de Contingenciamento para prevenção de contágio e disseminação da Covid

Da Redação

Com foco na garantia da saúde dos adolescentes do Sistema Socioeducativo do Tocantins e dos servidores durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescentes e da Gerência do Sistema Socioeducativo, realiza a desinfecção em todas as unidades Socioeducativas do Estado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) como mais uma ação de controle diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A operação faz parte das ações do Plano de Contingenciamento para prevenção de contágio e disseminação da Covid-19 no Sistema, elaborado pelo Núcleo de Saúde do Sistema Socioeducativo da Seciju. O documento é voltado ao planejamento, execução, monitoramento e avaliação da saúde dos socioeducandos assistidos pela Seciju.

O superintendente Gilberto da Costa reforça que as medidas de prevenção estão sendo tomadas diuturnamente para o enfrentamento à Covid-19 em parceria com outras Pastas. “Todos os esforços estão centrados na preservação da saúde de todos das unidades e a desinfecção é mais uma ação complementar de enfrentamento à doença”, ressaltou o gestor.

O gerente do Sistema Socioeducativo, Jardel de Souza, ressaltou que “quanto à garantia da saúde dos adolescentes assistidos pela Seciju nesse período de pandemia, trata-se de uma medida de intervenção de suma importância. A higienização adequada dos ambientes vem para minimizar os riscos de contágios nas unidades”, conclui.

Outras Medidas

Além das ações de desinfecção das unidades, também integram as medidas de prevenção à Covid-19 a suspensão das visitas e da entrega de gêneros alimentícios em todas as unidades Socioeducativas do Estado, a suspensão das atividades escolares, bem como as visitas de entidades religiosas e das Organizações da Sociedade Civil (OSC), além do uso obrigatório de máscaras e álcool em gel dentro nos ambientes.

Desde o mês de maio, o contato entre os adolescentes e seus familiares vem sendo realizado por telefone e chamadas de vídeo. Além dos contatos virtuais, audiências on-line também passaram a ser feitas no âmbito do Socioeducativo em conjunto com o Poder Judiciário.

Desinfecção

Os trabalhos de desinfecção das unidades socioeducativas foram iniciados na última quinta-feira, 11, nas unidades de Palmas, Gurupi e Araguaína. Já a unidade de Santa Fé receberá a ação até o fim dessa semana.

A coordenadora do Núcleo da Saúde, Daniela Fernandes, afirma que as ações acontecem no ambiente externo dessas unidades em conformidade com o protocolo do Corpo de Bombeiros Militar, porém, estão sendo feitas articulações para aplicação nos alojamentos de algumas Unidades. “Como na unidade de Araguaína está sem adolescentes, estamos articulando com o CBM para aplicação interna após autorização. Já nas unidades de Palmas, após elaboração do Protocolo de higienização com o produto específico”, complementa a coordenadora.

Plano de Contingenciamento

O Plano de Contingenciamento é um documento norteador de ações que visa atuações em todas as unidades do Sistema Socioeducativo contendo orientações e medidas de prevenção à Covid-19 em favor da saúde dos adolescentes e dos servidores. As iniciativas são fundamentadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), através da recomendação nº 01/2020, de 06 de abril de 2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Plano de Contingência da Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp