Uma falha no sistema meteorológico do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), fez com que nove cidades do Tocantins fossem afetadas com a falta de estação meteorológica e coleta de dados do clima.

Da Redação

Uma falha no sistema meteorológico do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), fez com que seis cidades do Tocantins fossem afetadas com a falta de manutenção nos equipamentos. Segundo uma servidora do órgão as estações meteorológicas estariam for do ar.

Cidades como: Colinas do Tocantins, Dianópolis, Marianópolis, Santa Rosa do Tocantins, Lagoa da Confusão, Taguatinga e estaria com as suas estações meteorológicas fora do ar por falha no sistema do Instituto.

Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise do tempo meteorológico onde se encontram equipadas com instrumentos (ou sensores eletrônicos) de medição e registro das variáveis meteorológico-climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas.

Conforme levantado pela reportagem às estações meteorológicas e seus dias atuais acontecem por meio de programas de computador que se integram aos dados coletados, permitindo a sua apresentação. Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefónicas, rede GSM ou outros meios de transmissão ao qual enviam os dados ao Instituto Nacional de Meteorologia.

A reportagem do Diário Tocantinense procurou o órgão ao qual respondeu que o problema será resolvido em breve por técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia. A área responsável pela manutenção do equipamento e sondagem dos dados fica em Goiânia na capital do Goiás.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp