Então, pega o balde de pipoca, ajeita o sofá, que o cinema vai ser em casa!

Da Redação

O dia da mulher está chegando e nada melhor do que unir algumas horas de lazer com mensagens de incentivo e determinação através do cinema. 

Não é de hoje que as histórias de grandes mulheres invadem as telonas, mostrando fatos fictícios ou reais que inspiram meninas por todo o mundo. Nossa redação selecionou alguns  filmes que falam sobre o protagonismo feninono para você curtir com a família durante o final de semana. Então, pega o balde de pipoca, ajeita o sofá, que o cinema vai ser em casa! 

As Sufragistas

Inspirado no movimento sufragista do final do século XIX e início do XX, na Inglaterra, o drama “As Sufragistas” retrata a vida de um grupo de mulheres que resistia à opressão de forma passiva, sendo ignoradas pelos homens. A partir do momento em que começam a encarar uma crescente agressão da polícia, elas decidem se rebelar publicamente. Um dia, após sair da lavanderia em que trabalha, Maud se assusta com o caos de um protesto e acaba reconhecendo uma companheira de trabalho entre os manifestantes. A partir desse momento, a personagem decide reivindicar seus direitos como mulher e a lutar por sua dignidade. 

Histórias Cruzadas 

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da alta sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Valente

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Estrelas Além do Tempo

Katherine Johnson , Dorothy Vaughn e Mary Jackson são grandes amigas que precisam provar sua competência dia após dia e lidar com o preconceito para que consigam ascender na hierarquia da NASA durante a corrida espacial. O filme conta uma história real que foi mantida em segredo por anos, após elas serem responsáveis por parte dos avanços para que o homem chegasse à lua.  

Que Horas Ela Volta?

A pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica. 

Mulan 

A animação lançada em 1998 narra a história da jovem e destemida Mulan, que na China da Dinastia Han, decide colocar em risco a sua vida para salvar seu pai e a pátria. Quando seu país é invadido, ela decide se disfarçar de homem, treinar para se tornar um bom soldado e, assim, ocupar o lugar paterno no exército chinês.

A Cor Púrpura

Baseado no romance premiado escrito por Alice Walker, A Cor Púrpura conta a história da vida de Celie, interpretada primorosamente por Whoopi Goldberg. Após ser violentada pelo pai, a jovem Celie é separada de sua irmã e doada a Mister, que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Triste e solitária, ela escreve cartas e vê sua vida mudar com a ajuda de Shug, uma sensual cantora de blues. O filme foi indicado a 11 Oscars, mas não ganhou nenhum prêmio. 

Grande menina, pequena mulher 

Grande Menina, pequena Mulher conta a história de Molly Gunn, filha de um famoso cantor de rock. O astro vem a falecer e ela herda a fortuna a que tem direito, apaixonando-se também por um cantor de rock, Neil Fox. Infelizmente, em meio a sua vida desregrada, ela acaba sendo roubada e é obrigada a arranjar um emprego, momento em que  conhece Ray, uma menina precoce e ansiosa de 8 anos, obcecada por germes e com mania de perfeição. Uma vai ensinar à outra como se comportar de acordo com a própria idade.

Frida 

O legado deixado por Frida Kahlo para a história da humanidade é inegável. Uma das mulheres mais referenciadas da arte, Frida foi um dos principais nomes da história artística do México, sendo uma grande referência da luta feminina. A trama aborda a vida da conceituada e aclamada pintora e os bastidores do seu casamento aberto com o artista Diego Rivera, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky, além de várias outras mulheres, mostrando os dramas e experiências vividos por ela. 

Documentário Chega de Fiu Fiu

Inspirado na campanha de combate ao assédio da ONG Think Olga, o documentário Chega de Fiu Fiu acompanha a jornada diária de três brasileiras: a jovem transexual e periférica Rosa Luz; a professora de História de classe média Teresa Chavez, e a estudante nordestina Raquel Carvalho. Por detrás de óculos com microcâmeras, o documentário narra o dia a dia das mulheres vítimas de assédio e abusos em plena luz do dia.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp