Com o aumento das ameaças cibernéticas e o crescimento do comércio eletrônico, a proteção online dos consumidores merece toda a atenção, especialmente diante das estatísticas recentes.

Redação

Ataques cibernéticos às empresas brasileiras cresceram 300% em 2023, na comparação com o ano anterior. Alberto Jorge, especialista em segurança cibernética, conversou com o DT e apontou a necessidade de empresas e consumidores atuarem em conjunto para tornar a internet mais segura

Com transações comerciais acontecendo de forma cada vez mais virtual, a cibersegurança tornou-se uma preocupação essencial. Com o aumento das ameaças cibernéticas e o crescimento do comércio eletrônico, a proteção online dos consumidores merece toda a atenção, especialmente diante das estatísticas recentes. Em 2023, o número de ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceu 300%, em comparação com o ano anterior, de acordo com empresas especializadas em segurança digital, sendo os setores mais visados por ataques os de varejo, financeiro e saúde. Além disso, um estudo realizado pela empresa de consultoria Deloitte apontou que 73% dos consumidores afirmam que a segurança de seus dados é uma preocupação primordial ao realizarem compras online.

O especialista em cibersegurança Alberto Jorge, CEO da Trust Control, ressalta que as empresas cada vez mais precisam cuidar para que os princípios da segurança de dados estejam sendo seguidos em seus processos, de modo a manter uma boa relação com seus consumidores. "Com o aumento das transações e comunicações digitais, a segurança cibernética se tornou uma prioridade para proteger os clientes de fraudes e roubo de dados. É fundamental que as empresas invistam em soluções de cibersegurança eficazes e que os consumidores estejam conscientes dos riscos e adotem medidas para proteger seus dados pessoais", observa.

Parceria

Alberto Jorge também ressaltou a importância de parcerias entre empresas e consumidores para garantir a segurança online. "As empresas precisam implementar medidas de segurança robustas e transparentes, e os consumidores devem estar atentos a práticas seguras ao realizar transações online", acrescentou o CEO da Trust Control.

Dessa forma, por parte dos consumidores, a principal orientação é ter prudência em qualquer tipo de transação online. "Escolha sites confiáveis para realizar compras - aqueles que possuem o certificado SSL (https://) na barra de endereço e que tenham selos de segurança de entidades reconhecidas", orienta Alberto Jorge. "Além disso, o consumidor deve evitar clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens instantâneas, mesmo que pareçam confiáveis: ao invés disso, vá diretamente ao endereço da loja e verifique se a promoção é real", alerta. 

São dicas complementares para os consumidores: criar senhas fortes (com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais), ativar a autenticação em duplo fator e manter dispositivos, como aplicativos e navegadores, sempre atualizados. "Adotar algumas práticas simples pode fazer toda a diferença para evitar golpes e fraudes", finalizou.

 

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