O evento faz parte das comemorações dos 200 Anos do Senado, foi presidido pelo seu presidente, senador Rodrigo Pacheco.

Redação

Na tarde desta quarta-feira, 20, o senador Eduardo Gomes (PL) participou da abertura da exposição: Palácio Monroe - Um Legado de Democracia.

O evento faz parte das comemorações dos 200 Anos do Senado, foi presidido pelo seu presidente, senador Rodrigo Pacheco.

Exposição 

A exposição visa resgatar o valor histórico, político e cultural do palácio que sediou o Senado durante 35 anos (1925-1960), no Rio de Janeiro.

Reconhecido como uma joia da arquitetura, o Palácio Monroe foi inicialmente construído como o Pavilhão do Brasil para a Exposição Universal de 1904 nos Estados Unidos, sendo premiado na Feira Internacional de St. Louis no mesmo ano. Posteriormente transformou-se na sede do Senado, testemunhou importantes eventos políticos cruciais da história e contribuiu para o desenvolvimento da democracia no Brasil.

Boa parte dessa história aconteceu no Plenário do Palácio Monroe, onde ficava o conjunto mobiliário da mostra até a transferência da capital federal em 1960. Com a demolição do prédio, em 1976, os móveis foram enviados para Brasília e passaram a integrar o patrimônio do Senado.

Após uma pesquisa meticulosa, foi possível recriar fielmente o conjunto de mobiliário histórico conhecido carinhosamente como Plenarinho. A exposição foi enriquecida com recursos inovadores, elementos sonoros, imagens, documentos e publicações.

Fonte: Agência Senado

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp