"Pagamos por isso, pois já vem descontado em folha, mas infelizmente não somos atendidos", relata a servidora.

Da Redação

Nos últimos dias, o Diário Tocantinense esteve ouvindo  mulheres, servidoras do estado e que moram em Colinas do Tocantins. Os relatos foram o mesmo - de não conseguir fazer exame de mamografia, mesmo estando com o pedido do médico em mãos. 

"O nosso plano não serve em Colinas e tampouco em Araguaína, pois não conseguimos atendimento. Pagamos por isso, pois já vem descontado em folha, mas infelizmente não somos atendidos", relatou Narilene Gomes ao DT.

Outra servidora que não quis se identificar relatou que não entende por que um exame simples, como este, não pode ser feito em Colinas. "Já não basta a gente ter que se deslocar para Araguaina para dar a luz, por que em Colinas não tem maternidade, agora temos que procurar em outros municipios uma unidade que faça mamografia, um exame que poderia ser feito em Colinas", relatou. 

O DT procurou o município para entender como funciona o plano Servir: "As mulheres fazem a consulta normal. Conforme solicitação do médico, o encaminhamento entra na regulação do município que por sua vez solicita para o estado o exame e a partir daí o próprio estado regula e disponibiliza uma data. As mulheres de Colinas não fazem esse tipo de exame no município, todas são encaminhadas para Araguaína, cidade mais próxima que executa esse tipo de exame", explicou a servidora do município. 

Em nota, a central do Plano Servir afirmou que "o Plano está realizando atendimentos na área de mastologia normalmente, e recentemente foi atualizada a tabela de mastologia cirúrgica, justamente por entender a necessidade dessa especialidade". 

Questionado sobre o porquê exames como esses não serem feitos em demais municípios do Estado, o Servir afirmou: "Algumas especialidade só estão disponíveis nas cidades de Palmas e Araguaína, devido a falta de profissionais no interior, como é o caso da mastologia"

O DT procurou o Governo do estado para questionar a expansão de exames como esses em demais municípios, mas até o fechamento desta matéria não teve respostas. O espaço permanece aberto.

Plano Servir

O plano Servir é um benefício de saúde que o Governo do Tocantins oferece para os servidores públicos estaduais. O plano foi implantado em 2004. 




 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp