27 alunos da turma 2024/01 foram certificados por meio do Reconhecimento de Saberes. Nova turma já está com matrículas abertas.

Redação

No primeiro trimestre de 2024, o Serviço Social da Indústria (SESI), certificou 27 jovens/adultos estudantes, inscritos na turma 01/2024 da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Palmas. Os estudantes conseguiram a certificação total das competências e já concluíram o ensino médio, sem precisar cursar os 13 meses de aula.

Aos 18 anos de idade, Jasmim Sousa de Almeida, após se afastar dos estudos, motivada por questões de saúde, e não conseguir concluir o ensino médio, decidiu correr atrás do tempo perdido. Com o apoio do pai, a jovem que mora na região de Taquaralto, cerca de 16km do SESI Palmas, se matriculou na EJA Profissionalizante, oferecido pelo SESI para concluir os estudos

E depois de cerca de 30 dias dedicados ao preenchimento dos formulários do Reconhecimento de Saberes, o objetivo de Jasmim, foi alcançado. Na segunda-feira, 08/04, a jovem concluiu o ensino médio, e bem mais que isso realizou um sonho e já planeja fazer o curso profissionalizante.

“Eu saia de Taquaralto, ia para o ponto, pegava ônibus para poder vir até o SESI usar a sala de informática para preencher os formulários de RDS, sou grata pela disponibilidade da equipe pelas horas a mais da sala, permitindo que eu pudesse fazer a conclusão”, relatou Jasmim.

O SESI é a única instituição de ensino autorizada pelo MEC a utilizar a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (RDS) na educação básica, através da EJA Profissionalizante, o que permite ao aluno, que já possui saberes adquiridos durante a vida, a conclusão do Ensino Médio em um menor prazo.

Além da Jasmim, o Reconhecimento de Saberes, também permitiu ao Clayton Miguel da Silva, de 48 anos, a retomar os estudos e realizar o sonho de uma graduação. “Eu estou muito alegre e agradecido. Durante minha breve passagem pelo curso Reconhecimento de Saberes, fui aprovado e já estou iniciando a graduação em Gestão Comercial. Essa conquista não teria sido possível sem o apoio, dedicação e competência da equipe da EJA do SESI”, pontuou o representante comercial.

A servidora pública, Sandra Carvalho, de 43 anos, também conseguiu conclui os estudos através da EJA, com o Reconhecimento de Saberes. Sandra, que trabalha como atendente em um órgão do governo, buscava finalizar os estudos afim de conseguir estabilidade para a família. “O método de Reconhecimento de Saberes não apenas me concedeu a oportunidade de concluir o ensino médio, mas também me proporcionou um ambiente de aprendizado enriquecedor e estimulante. A dedicação, o profissionalismo e a atenção individualizada de cada membro da equipe foram essenciais para meu sucesso. Eu sou grata pela oportunidade, grata pelo investimento em minha educação e por me ajudarem a alcançar esta conquista significativa em minha vida”, comemorou a estudante.

Reconhecimento de Saberes

Por meio de uma metodologia exclusiva, o SESI reconhece, valida e certifica as competências e habilidades que o jovem/adulto já possui. Ao final desta etapa, com carga horária de 24h, se o aluno passar com certificação total não precisará cursar mais nenhuma disciplina e receberá o certificado de conclusão do ensino médio.

Caso contrário, após esta etapa, caso seja necessário cursar alguma área do conhecimento, o estudante o fará na modalidade a distância com 20% da carga horária da área em aulas presenciais, nas escolas. Os 80% restantes são desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do SESI, em interação com o professor tutor. No AVA, o estudante terá acesso aos conteúdos e atividades referentes a cada área do conhecimento que precise cursar.

Brasileiros sem o ensino médio

O Brasil tem um contingente de mais de 68 milhões de pessoas, com idade acima dos 18 anos, que não frequentam a escola e não concluíram a educação básica, segundo dados aferidos pelo IBGE, via Pnad Contínua. Quando se divide por idade, um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos (cerca de 21%) está fora da escola mesmo sem ter concluído o ensino médio, já as pessoas acima de 25 anos, 12,8% não possuem o ensino médio.

O SESI entende a importância da educação para o desenvolvimento social e exercício da cidadania e a EJA Profissionalizante é uma ferramenta para mudar o futuro de muitas pessoas, por meio do ensino.  A proposta é elevar o nível de escolaridade de forma a contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho.

A  EJA  EAD Profissionalizante é inteiramente gratuita, proporciona a conclusão do Ensino Médio em pouco mais de um ano e, ao mesmo tempo, oferecer uma certificação profissional por meio dos cursos do SENAI.

Nova turma aberta

O Serviço Social da Indústria (SESI) está com 90 vagas gratuitas abertas para a turma 02/2024 do curso do ensino médio por meio da Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJA Profissionalizante) em Palmas. As oportunidades são voltadas para estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio (1º ao 3º ano). Os interessados têm até o dia 30/04 para se inscrever nas vagas que são limitadas.

SERVIÇO:

Educação de Jovens e Adultos (EJA - Profissionalizante) – Palmas Tocantins

Matrículas para próxima turma: até 30/04 para Ensino Médio.

Documentos necessários: RG; CPF; comprovante de residência; Certidão de Nascimento ou comprovante de Estado Civil (certidão de casamento; divórcio; união estável); Histórico Escolar (original do ensino fundamental) ou declaração de exames supletivos, ENCCEJA e/ou ENEM;foto 3x4;

A matrícula pode ser realizada de modo presencial na secretaria do SESI Palmas (104 sul) , pelo telefone 63-3229-5616  ou Whats: 63-98403-2548 e 63-99941-4414, ou pelo link pré-matrícula: https://forms.office.com/r/96JeTu1Ybz

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp