Sicteg inicia com Workshop em Gurupi sobre Inovação em Gestão Pública

Assim como no ano passado, a 7ª Sicteg ocorre em formato online em razão da pandemia

Da Redação

Com máximo aproveitamento dos três dias de programação, a 7ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg começou ontem (20) e segue até sexta-feira (22). Na tarde do primeiro dia, com o Workshop Sistema Regional de Inovação e Gestão Pública, participaram diversos representantes dos três segmentos que integram a Semana, governo, academia e empresas.

O Programa Inova Gurupi, segmento municipal, é responsável pela Sicteg. A diretora do Programa, Adriana Terra, menciona a relevância do evento. “A Sicteg objetiva popularizar a ciência, para que a comunidade conheça as ações de base científica e tecnológica que realizamos. Teremos discussões sobre ferramentas de desenvolvimento regional, empreendedorismo e inovação, além de todas as outras programações, divididas por área na plataforma do evento”, explicou.

A prefeita Josi Nunes ressaltou o propósito integrativo da Semana. “Nosso objetivo é de integrar os participantes dos três segmentos para que pensemos em políticas públicas, produtos, serviços, ou seja, geração de conhecimento, sendo transformados em ferramentas de cada gestão”, enfatizou.

O workshop visa discutir temáticas voltadas ao segmento governamental e apresentar, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT, um edital no valor de um milhão de reais para o financiamento de uma carteira de projetos do Centros de Desenvolvimento Regional do Sul do estado - CDR, que é o 6º do Brasil. “Além disso, receberemos R$500.000,00 para custear mais três CDR’s, de modo que o Tocantins será o primeiro estado do Brasil a ter uma Rede de Centros de Desenvolvimento Regional financiada pelo Governo do Estado”, afirmou.

Assim como no ano passado, a 7ª Sicteg ocorre em formato online em razão da pandemia, mas permanece a sequência de instituições anfitriãs do evento. Em 2021, foi a vez do Instituto Federal do Tocantins – IFTO Campus Gurupi sediar a Semana Integrada. O diretor do Campus, professor Marcelo Terra, descreve a recepção como o início de mais um ciclo, já que é a terceira vez que o IFTO sedia o evento. “O mundo em que vivemos hoje, não tem outro caminho a seguir. Temos que usar a tecnologia a favor da sustentabilidade. A academia é o lugar certo para essas discussões, pois é de onde surgem as ideias e experiências para que tudo aconteça”, destacou.

Sobre a Sicteg

Tendo como temática deste ano "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", o evento gratuito é uma ação feita em conjunto à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. A programação é possibilitada pela integração entre governo, academia e empresas, com o objetivo de popularizar a Ciência por toda a região tocantinense.

Coordenada pelo Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi, a Sicteg recebe ainda a colaboração do Governo Federal/ Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

Todas as informações sobre a 7ª Sicteg, bem como o acesso ao evento podem ser encontrados por meio do endereço https://sicteg.4.events/#/. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)