Cristiano Sampaio ressaltou que a formalização da cooperação aproxima a universidade das instituições

Da Redação

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto Médico Legal (IML) e a Fundação UnirG, mantenedora da Universidade de Gurupi (UnirG), celebraram nessa terça-feira, 03, um termo de cooperação que visa o desenvolvimento do ensino, da extensão e da pesquisa nos campos da anatomia humana, da patologia geral, da anatomia patológica, da assistência psicossocial, da odontolegal e da medicina legal em uma sistemática de cooperação mútua e multidisciplinar.

O documento foi assinado pelo secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, pelo presidente da Fundação UnirG, Thiago Lopes Benfica, e pela reitora da Universidade de Gurupi (UnirG), Sara Falcão de Sousa. Participaram da assinatura do Termo, o secretário-executivo da SSP, Servilho Silva de Paiva, a superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima e a diretora do IML, Georgiana Ferreira Ramos, além da assessoria jurídica da Universidade.

Sobre a assinatura do Termo, o secretário Cristiano Sampaio destacou como extremamente importante, ressaltando que a formalização da cooperação aproxima a universidade das instituições é muito importante para a medicina legal. O presidente da UnirG Thiago Lopes também reconheceu a importância do documento e afirmou que a cooperação amplia as possibilidades do ensino. Com percepção semelhante, a reitora Sara Falcão disse que o objetivo da UnirG é somar. Ela destacou ainda a estrutura da UnirG, registrando que a universidade conta hoje com 4.300 alunos matriculados e com 36 mil metros quadrados de área construída.

O Termo

Dentre os objetivos específicos do Termo de Cooperação destacam-se o aperfeiçoamento técnico-científico da UnirG e da SSP, incluindo o IML com a capacitação dos profissionais, o destino de cadáveres não reclamados, para fins de ensino e pesquisa de caráter científico, em conformidade com a Lei 8.501/92. Caberá à SSP ainda, permitir e propiciar aos alunos da UnirG, o acompanhamento e a participação nas atividades médico e odonto e quando houver veículo disponível, o transporte de cadáveres para os laboratórios de anatomia da UnirG.

À UnirG cabe dentre outras atribuições, disponibilização do pessoal técnico e material de consumo necessário para uso do IML e das atividades de ensino, permitir o livre acesso ao laboratório de anatomia da UnirG, apresentação mensal de agenda com horário das atividades a serem executadas, realização de manutenção corretiva dos equipamentos de ar-condicionado e da Câmara Fria para conservação de cadáveres entre outros.

O termo terá vigência de cinco anos, contadas a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado mediante celebração de termos aditivos, se houver interesse das partes. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp