Diversos impactos ambientais são ocasionados pelas queimadas, como poluição atmosférica, morte da fauna e da flora entre outros.

Da Redação

Nesta quarta-feira, 24, o Tenente Coronel Erisvaldo Alves, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, informou ao DT como está a movimentação da equipe que combate as queimadas neste período do ano. “Chegamos agora no chamado período crítico do ano. Houve uma preparação das forças que respondem a esse problema, justamente para esta época”, conta. 

Segundo o tenente, esta época do ano é o período mais crítico do estado, em relação às queimadas. “Agosto e setembro são os períodos mais críticos, por já haver um grande de tempo sem chuva, com isso a vegetação fica mais seca e a temperatura nessa época é muito alta e a umidade é muito baixa e também temos um vento muito forte, o que facilita a propagação do fogo”, explica. 

Este ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), os focos de calor tiveram uma redução de 6% com relação ao mesmo período do ano passado no Tocantins. Os dados estão disponíveis no endereço https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/situacao-atual/

O tenente ainda faz o alerta para a população para que apoiem a causa e evite queimadas. “Nós pedimos o apoio da população. Apesar dessas condicionantes, só vai haver o incêndio se o fogo for iniciado, e esse início é sempre uma ação humana”. 

Prejuízo ao meio ambiente e à saúde

Diversos impactos ambientais são ocasionados pelas queimadas, como poluição atmosférica, morte da fauna e da flora, destruição da microbiota do solo, compactação, erosão e assoreamento, além dos agravos à saúde, como bronquite, asma, conjuntivite, tosse, dor de cabeça e, até mesmo, o câncer. As queimadas também favorecem os acidentes de trânsito, principalmente em rodovias.

Dicas:

  • Não jogue cigarro em qualquer lugar;
  • Não deposite lixo em terrenos baldios;
  • Recolha folhas e galhos e coloque em sacos para coletas
  • Mantenha seu terreno limpo e livre de materiais que possam pegar fogo;
  • Jamais atear fogo em área de vegetação roçada ou desmatada;
  • Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente próximo a áreas de vegetação

Denuncie:

Lembre-se sempre que segundo a Lei de Crimes Ambientais, provocar incêndios em área de vegetação é crime, com pena de reclusão de 2 a 4 anos, além de multas.

As denúncias podem ser feitas através do telefone 3361-2521

O tenente ainda afirma que em relação a capacidade de respostas dos casos, há uma estrutura montada em alguns municípios, além de uma gama de equipes especializadas e prontas para se deslocarem para o combate. “Em relação a capacidade de respostas, a estrutura está montada em brigadas, muito atuantes, como exemplo no município de Colinas. Para dar apoio a essas brigadas municipais, existem as unidades de corpo de bombeiros, que funcionam como regionais e temos ainda as brigadas nas áreas de preservação e indígenas.”

Além dos Bombeiros Militares, estão nesta empreitada representantes do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e representantes do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS). 

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp