O Caged registrou em janeiro de 2024 um saldo positivo de 1.447 novos empregos gerados, número que resulta de 11.287 admissões, menos 9.840 desligamentos

Redação

O Estado Tocantins ocupa a 1ª posição entre os estados que menos desempregaram na região Norte do País, (valor absoluto), em janeiro de 2024. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, nesta sexta-feira, 15.  

O Caged registrou em janeiro de 2024 um saldo positivo de 1.447 novos empregos gerados, número que resulta de 11.287 admissões, menos 9.840 desligamentos. Ao comparar o desempenho de janeiro de 2024 com o mesmo período do ano passado percebe-se um crescimento de 21,9 % na geração de empregos. No mês anterior, o Estado ocupou a 4ª posição.

Setores que mais empregaram no Tocantins

A construção civil teve saldo positivo de 322 postos aberto seguida do setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura com saldo de 314 novos postos de trabalho, em terceiro lugar estevam a administração pública (187) e comércio (186) que contribuíram para que o Estado do Tocantins começasse o ano com saldos positivos.

Movimentação do mercado nas maiores cidades do Estado

No município de Palmas foi registrado um saldo positivo 414 novos postos de empregos, em Araguaína 208 e em Porto Nacional 138.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente os dados do Caged e associados a ele, outras bases de dados como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO). Subsidiadas por essas pesquisas são traçadas diretrizes para a atuação do Sistema em seus dez postos espalhados estrategicamente pelo Estado (Palmas; centro e Taquaralto; Araguaína; Gurupi; Porto Nacional; Paraíso; Guaraí; Dianópolis; Almas e Araguatins). O objetivo final desse esforço é diminuir a distância entre quem oferece e quem procura o emprego.

Vagas disponíveis no Sine

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos 11 postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego

Além do atendimento presencial os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp