Os dados apontam que apesar da crise econômica ocasionada pela pandemia, o nível de emprego vem reagindo

Da Redação

Divulgado nesta última terça-feira, 16 novos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do mercado formal, referentes ao período de janeiro de 2020 a janeiro de 2021, o Tocantins manteve os bons números dos últimos meses e segue como um dos estados que mais abriu postos de trabalho, figurando na segunda colocação entre os estados do Norte do país. O primeiro lugar ficou com o Roraima com 0,85%; seguido pelo Tocantins com 0,75%; em terceiro vem o Amazonas com 0,49%; Acre com 0,39%; o Pará teve 0,28%; Rondônia com 0,21% e em último lugar o Amapá com 0,03%. 

Nesse contexto, o Estado do Tocantins está entre os cinco que mais geraram empregos na variação relativa de criação de postos de trabalho formais, no acumulado do mês de janeiro de 2021, segundo dados do CAGED, divulgados na manhã desta terça-feira, 16, pelo Ministério da Economia.

Os dados apontam que apesar da crise econômica ocasionada pela pandemia, o nível de emprego vem reagindo com consistência e demonstrando a capacidade reativa da economia tocantinense.

Segundo a estatística, em janeiro, 5.110 foram desligados dos postos de trabalho ao passo em que 6.501 foram reinseridos no mercado. Esta diferença garantiu ao Tocantins um saldo positivo de 1.391 novos postos.

Construção Civil e a Indústria são os motores desta reação

Os setores econômicos com os melhores desempenhos foram a construção civil; com saldo de 178 empregos e a indústria; com 218. Só no mês de janeiro, o setor da construção contratou 1.100 trabalhadores e demitiu 922, deixando um saldo positivo de 178 novos postos de trabalho.

Em relação ao comércio, os números também são positivos. No mês de janeiro de 2021, período que é marcado pelas demissões no setor, foram admitidos 2.120 trabalhadores e desligados 1.656, trazendo um resultado de 464 novos empregados.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp