Informativo assegura a potabilidade da água que chega às torneiras dos imóveis e está disponível no site da concessionária para todos os clientes

Ascom

A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, disponibiliza todos os anos o Relatório Anual de Qualidade da Água, que atesta a potabilidade do recurso hídrico distribuído à população. Os clientes podem acessar o site https://brkambiental.com.br/relatorio e conferir o relatório da sua cidade.

O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 4 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água.

A BRK monitora em tempo real e por meio de análises laboratoriais se a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade, assegurando que o recurso retirado dos mananciais recebeu o adequado tratamento.  Para isso, a concessionária envolve profissionais qualificados e segue uma metodologia moderna.

O informativo digital, disponível no site da concessionária descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no manancial até o cavalete dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os clientes podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que consomem.

“A BRK garante a qualidade do recurso, controlando todo o processo de tratamento, na saída do sistema, nos reservatórios e na rede de distribuição, visando sempre a excelência do produto final entregue aos clientes. Assegurar que a água atenda sempre aos padrões de potabilidade exigidos por lei, é uma responsabilidade contínua”, afirma Sandra Leal, diretora de operações da BRK.

As análises da qualidade da água do Tocantins e Pará são realizadas em laboratório próprio da companhia ou em outros contratados, que atendam aos requisitos para laboratórios expressos na Portaria GMMS 888/2021. A BRK reporta os resultados de análise ao Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública. A concessionária controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez, pH, dentre outros) e microbiológicos da água.

O Relatório de Qualidade da Água pode ser acessado nesta página: https://brkambiental.com.br/relatorio.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp