Com o aumento no número de eleitores cadastrados para este ano, surge o risco de maiores incidentes

Redação I Thiago Alonso

Representantes das principais forças de segurança do Tocantins se reuniram, nesta terça-feira (23), para traçar estratégias para as Eleições Municipais de 2024. O encontro teve como objetivo principal garantir a segurança e a ordem durante o pleito, que terá seu primeiro turno em 6 de outubro.

Com o aumento no número de eleitores cadastrados para este ano, surge o risco de maiores incidentes, por isso foi realizado uma planejando para garantir um processo eleitoral tranquilo e seguro.

O Plano de Atuação Integrada, apresentado pelo delegado Anderson Casé, subdiretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), detalha as ações coordenadas entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), Polícia Civil, Polícia Militar (PMTO), Corpo de Bombeiros (CBMTO), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Metropolitana de Palmas, Agência de Trânsito e Transporte, Siop e Energisa.

O plano estabelece responsabilidades e cronogramas para as diferentes instituições, com o objetivo de garantir um pleito sem intercorrências.

Fátima Holanda, superintendente de Segurança Integrada, ressaltou a importância da colaboração entre as forças de segurança. "O Tocantins tem se destacado nacionalmente em operações integradas, e essa experiência será fundamental para a realização de eleições seguras e eficazes", afirmou.

Já Marcos Leôncio, inspetor de segurança do TRE-TO, destacou a necessidade de uma atuação coordenada para proteger o direito ao voto dos eleitores.

"A integração das forças de segurança proporciona um ambiente seguro para os eleitores e garante que os resultados sejam divulgados de maneira transparente", afirmou.

O encontro realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) foi crucial para o planejamento e a coordenação das ações de segurança para as eleições. O CICC desempenha um papel central na coordenação das operações, reunindo diversas instituições para assegurar a eficácia das medidas de segurança e o bom andamento do processo eleitoral.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp