Rede elétrica é essencial para abastecer residências, comércios e indústrias, mas pode ser interrompida por interferências externas

Redação I Thiago Alonso

No Tocantins, o primeiro semestre de 2024 registrou um aumento de 23% nas interrupções do fornecimento de energia elétrica devido a objetos lançados na rede, como pipas e brinquedos. Foram mais de 90 ocorrências, em comparação com 73 no mesmo período de 2023.

A rede elétrica é essencial para abastecer residências, comércios e indústrias, mas pode ser interrompida por interferências externas. O lançamento de objetos na rede elétrica pode causar interrupções no fornecimento de energia, rompimento de cabos, descargas elétricas, incêndios e acidentes graves.

Durante as férias escolares, a incidência de pipas na rede elétrica tende a aumentar devido ao maior número de crianças brincando ao ar livre e às condições climáticas favoráveis. Miguel Pereira, técnico de distribuição da Energisa, recomendou que as crianças soltem pipas em locais abertos, como parques e campos, longe dos fios de energia elétrica. "Procure espaços abertos, onde não exista o risco de contato com os fios de energia elétrica", aconselhou Pereira.

Ele também alertou sobre os perigos de tentar retirar objetos presos nos fios: "A rede elétrica é energizada e, caso venha a tocar na rede ou mesmo se aproximar, pode haver ?indução elétrica? e, dependendo do nível de tensão, a vítima pode sofrer uma descarga elétrica."

A Energisa reforçou que, ao identificar objetos na rede elétrica, a população deve entrar em contato com a distribuidora através dos canais de atendimento. Uma equipe especializada será enviada para realizar o serviço de forma segura, evitando riscos de acidentes.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp