Os investimentos contemplam 55% municípios do Tocantins

Redação

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anuncia, nesta quinta-feira, dia 7 de março, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.

As 16 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R? 23 bilhões em investimentos.

No total, foram selecionados 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.

Com as propostas selecionadas, o Tocantins receberá investimentos do Governo Federal para realizar 138 obras, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 1,2 milhões de tocantinenses, 81% da população do estado.
 

EIXO

MINISTÉRIO

QUANTIDADE

Saúde Min. Saúde

49

Educação Min. Educação

83

Infraestrutura Social e Inclusiva Min. Cultura

4

Min. Esporte

2

   

138

 

O Tocantins teve participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 77 municípios foram contemplados. Estima-se que as obras e empreendimentos do Novo PAC Seleções beneficiem uma população de 1,2 milhões de tocantinenses nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.
 

Confira as obras e empreendimentos que o Tocantins vai receber do Novo PAC Seleções:

 

EIXO

MODALIDADE

MINISTÉRIO

QUANTIDADE MUNICÍPIOS

QUANTIDADE

EQUIPAMENTOS

SAÚDE

Policlínicas?

Saúde

1

1

Unidades Básicas de Saúde? (UBS)

Saúde

24

24

Centros de Parto Normal

Saúde

1

1

Novas Ambulâncias – SAMU?

Saúde

8

15

Centros de Atenção Psicossocial? (CAPS)

Saúde

2

2

Oficinas Ortopédicas

Saúde

1

1

Unidades Odontológicas Móveis? (UOM)

Saúde

5

5

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Escolas em Tempo Integral??

Educação

21

23

Creches e Escolas de Educação Infantil

Educação

20

20

Transporte Escolar???

Educação

40

40

INFRA-

ESTRUTURA SOCIAL E INCLUSIVA?

CEU da Cultura???

Cultura

2

2

Patrimônio Histórico? - Projetos de engenharia

Cultura

2

2

Espaços Esportivos Comunitários?

Esporte

2

2

     

77

138

 

Novo PAC Seleções

O Novo PAC Seleções foi lançado no dia 27 de setembro de 2023 quando foram anunciados investimentos de R? 65,4 bilhões para seleções de obras e empreendimentos com participação dos estados e municípios. O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R? 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025. O recurso está contemplado no investimento total do Novo PAC que é de R? 1,7 trilhão.
 

No total, o programa compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República, conforme tabela abaixo:

 

NOVO PAC - SELEÇÕES

Água para todos

R? 4,84 bi

Cidades sustentáveis e resilientes

R? 40,04 bi

Educação, Ciência e Tecnologia

R? 9,24 bi

Infraestrutura Social e Inclusiva

R? 1,21 bi

Saúde

R? 9,89 bi

 

Com o Novo PAC Seleções, o Governo Federal ampliou o formato para as cidades e estados apresentarem as principais necessidades e prioridades para a população.

Os projetos selecionados se somam às obras já anunciadas pelo Governo Federal, em agosto de 2023, quando foi lançado o Novo PAC. O programa está consolidado como uma forte parceria entre Governo Federal e setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, para gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais em um esforço comum e comprometido com a transição ecológica, neoindustrialização, crescimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Mais informações

No site do Novo PAC é possível consultar as obras e empreendimentos das Seleções por estado e município, obter informações detalhadas sobre cada modalidade, além de compartilhar os resultados em redes sociais. Acompanhe as obras e os investimentos do Novo PAC pelo Brasil (PAC SELEÇÕES)APRESENTAÇÃO NOVO PAC?pdf

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp